Emissões de dívida e dados macroeconómicos dominam atenção dos investidores esta semana

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 ago (Lusa) - Os investidores vão estar esta semana atentos às emissões de dívida de vários países europeus bem como à divulgação de indicadores macroeconómicos na zona euro relativos ao segundo trimestre do ano.

Na quarta-feira, Alemanha, França, Portugal, Holanda e a zona euro divulgam o valor preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, adiantou à Lusa a analista de mercados do Millenniumbcp Sónia Martins. Por seu lado, nos Estados Unidos, o índice de preços no produtor de julho deve subir 2,4% em termos homólogos, sendo ainda revelados números de evolução das reservas de petróleo.

A semana arranca com a divulgação do índice de preços no consumidor de julho em Portugal, enquanto os Estados Unidos revelam o relatório orçamental de julho e o Japão o valor preliminar do PIB no segundo trimestre e os dados da produção industrial em junho.

O dia seguinte, terça-feira, será mais preenchido com o índice de preços no consumidor de julho em Espanha, Reino Unido e Alemanha (esperada subida homóloga de 0,5%). Já na zona euro deve ser divulgado um aumento de 1,1% na produção industrial em junho face ao mês anterior e, nos Estados Unidos, os 'stocks' das empresas, que devem ter subido 0,3% em junho, acrescenta.

Para quinta-feira, dia feriado, mas com as bolsas em funcionamento normal, será conhecido o índice de preços no consumidor (IPC), dados de produção industrial em julho e evolução dos pedidos de subsídio de desemprego.

No final da semana, destaque para a balança comercial na zona euro em junho e para as casas em início de construção e licenças de construção em julho nos Estados Unidos.

Na dívida pública, na segunda-feira a França faz emissões de curto prazo a 3, 6 e 12 meses no valor de 8 mil milhões de euros, a Alemanha financia-se em 4 mil milhões de euros (indicativo) a 6 meses e a Itália em 7,5 mil milhões de euros a 12 meses. Na quarta-feira é a vez da Alemanha, com emissão de obrigações para 2023, com montante indicativo de 4 mil milhões de euros.

Em termos de resultados, em Portugal, destaque para a Portugal Telecom que divulga as contas do primeiro semestre na quarta-feira.

JNM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.