Níveis de ozono excedidos em cinco concelhos da região Centro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 ago (Lusa) - Cinco concelhos da região centro registaram hoje concentrações de ozono que podem provocar danos na saúde, especialmente nos grupos mais sensíveis como crianças, idosos, asmáticos e alérgicos, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

Em comunicado, a CCDR-C informa que o valor limiar de Ozono, a partir do qual é obrigatório informar a população, foi excedido na estação de Teixugueira, concelho de Estarreja, que abrange os concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e nove freguesias do concelho de Aveiro (Cacia, Eirol, Eixo, Nariz, Oliveirinha, Requeixo, São Jacinto, Vera Cruz, Nossa Senhora de Fátima).

Naquela estação, entre as 15:00 e as 16:00 de hoje, foi registada uma concentração média horária de 190 µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), quando o Valor Limiar de Informação da População é de de 180µg/m³.

Perante este cenário, que pode ter efeitos na saúde da população, a CCDR-C recomenda que os habitantes daquelas autarquias reduzam ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre e evitem outros factores de risco, como fumar ou utilizar produtos irritantes como gasolina, tintas e vernizes.

Os residentes daquelas zonas são ainda aconselhados a respeitarem rigorosamente tratamentos médicos em curso e a recorrerem a cuidados médicos em caso de agravamento de eventuais sintomas.

A exposição a este poluente afecta, essencialmente, os olhos e o sistema respiratório, podendo provocar tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares.

Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) alertara na sexta-feira para a possibilidade de ozono elevado no fim de semana na região devido ao tempo quente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo, até à madrugada de segunda-feira, 17 distritos de Portugal Continental, assim como a costa sul da Madeira e o Porto Santo, devido à previsão de tempo quente.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro.

FPA (ER) // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".