Milhares voltam a aplaudir corrida de carros artesanais na Póvoa de Varzim

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 11 ago (Lusa) - Pelo menos três carros do Batman, dois dos Flintstones e várias viaturas conduzidas por carteiros, tratadores de esgotos ou bombeiros desceram hoje o monte de S. Félix, na Póvoa de Varzim, perante os aplausos de milhares de assistentes.

Este é um cenário a que os habitantes da freguesia de Laúndos já se habituaram a ver no início de agosto, desde que há quatro anos a paróquia local decidiu promover a Grande Descida de Carros Artesanais para angariar receitas para obras de manutenção da localidade.

Nestas corridas sem motor, mais importante que chegar em primeiro é mesmo chegar inteiro, já que a descida em espiral do monte de S. Félix implica travagens constantes para evitar que as dezenas de viaturas artesanais se desmoronem à primeira curva e cheguem à meta por outras vias.

Vestidos à Fred Flintstone e prestes a arrancarem num carro a condizer, Bruno Ferreira e António Sobral apresentam-se ao público como "os filhos dos tones", algo bem expresso na matrícula improvisada da viatura que demoraram "mais ou menos um mês a construir".

"O que interessa é o convívio, não é chegar em primeiro", dizem à Lusa, explicando que ambos são filhos de antónios, daí a designação na corrida em que participam todos os anos.

Jorge Craveiro, Ricardo Fontes e Paulo Monte falavam à Lusa vestidos de carteiros, momentos antes de descerem os 800 metros da corrida, porque entenderam que deviam "indicar às pessoas o rumo que devem tomar na vida" e decidiram ir "entregando cartas às famílias apreensivas que precisam de boas notícias".

Para a única mulher piloto desta corrida alegórica, Clara Silva, o importante foi também "chegar ao fim" da corrida que considera "uma ótima iniciativa da associação Laúndos em Movimento", em que participa também desde a primeira edição.

A organização da 5ª Grande Descida de Carros Artesanais, que este ano aludiu a desenhos animados e banda desenhada, estima que anualmente assistam à corrida mais de 4 mil visitantes, sendo que as receitas geradas na edição de 2013 vão reverter para um fundo destinado à construção da sede dos Escuteiros de Laúndos.

ACYS // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.