Dominado incêndio no concelho de Penacova, outros cinco continuam ativos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 ago (Lusa) -- O incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Penacova foi dominado às 20:59, encontrando-se ainda ativos cinco fogos nos distritos de Viseu, Guarda e Porto, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O incêndio em floresta no concelho de Penacova teve início às 13:47 e ainda mobiliza 315 operacionais e 84 viaturas, segundo a página na Internet da ANPC.

O fogo andou muito perto das povoações de Riba de Cima, Sanguinho e Carvoeiro, e quatro viaturas dos bombeiros de Penacova, Vila Nova de Poiares e de Brasfemes foram destruídas pelas chamas, tendo sido necessário quatro bombeiros receber tratamento hospitalar, devido à inalação de fumo. Os bombeiros já tiveram alta.

A Proteção Civil dá ainda conta de que continuam ativos cinco outros incêndios - quatro dos quais mobilizam mais meios -, estando destacados, às 21:30, nestes fogos, um total de 591 operacionais e 160 viaturas.

Com duas frentes ativas, o incêndio em floresta, em Vila Longa, no concelho de Sátão, no distrito de Viseu, está ativo desde as 14:04, mobilizando no local 279 bombeiros, apoiados por 71 viaturas.

Ainda no distrito de Viseu, 144 operacionais e 35 viaturas combatem as chamas num fogo em floresta, no concelho de São Pedro do Sul. Este incêndio teve início às 13:15 e mantém duas frentes ativas.

Um incêndio em mato lavra desde as 14:56 no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, estando a combater as duas frentes 139 operacionais, apoiados por 43 viaturas.

Um outro fogo, com três frentes ativas, está em curso no concelho de Amarante, no distrito do Porto, desde as 15:49 e, no local, estão 108 bombeiros e 34 viaturas.

Desde as 00:00 de hoje que já deflagraram 232 incêndios florestais.

CMP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.