CDU quer Câmara do Porto a intervir junto do Governo devido a bairros do Estado

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 mai (Lusa) -- O vereador da CDU na Câmara do Porto quer que a autarquia manifeste ao Governo "preocupação com o estado de degradação" dos bairros do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), tutelados pelo ministério de Assunção Cristas.

A proposta de recomendação, a que a Lusa teve hoje acesso, vai ser apresentada na reunião camarária de terça-feira e pede à ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e ao Presidente do IRHU "que sejam respeitados os compromissos assumidos com os moradores".

O vereador Pedro Carvalho refere-se em concreto ao bairro de S. Tomé, um dos oito conjuntos habitacionais do IHRU no Porto, onde "mais de 15% dos moradores compraram a sua habitação com a promessa de realização de obras exteriores".

"O edificado do bairro encontra-se bastante degradado e a necessitar de requalificação urgente, a que acresce um conjunto de lojas e arrecadações devolutas, sem nunca ter tido uma intervenção de requalificação por parte do IHRU há mais de 30 anos, apesar de prometida aos moradores", alerta o comunista, no documento que vai apresentar ao executivo.

Pedro Carvalho nota ainda que "os moradores foram confrontados com a instituição de condomínios, o que para além de encargos adicionais levanta a possibilidade dos moradores proprietários pagarem a requalificação, ao contrário dos compromissos assumidos pelo IHRU no ato de venda".

A 09 de maio de 2012, o atual presidente do IHRU, Vítor Reis, garantiu não pretender transferir os bairros daquela entidade para a Câmara do Porto e adiantou que em junho começariam as obras em três dos oito bairros (Pereiró, Ramalde, Ramalde do Meio, Leonardo Coimbra, Novo de Paranhos e Viso, S. Tomé e Contumil).

Pedro Carvalho recorda que em julho o presidente do IHRU "anunciou um aumento das rendas no parque de habitação social do Estado, composto por 136 bairros e mais de 12.500 fogos a nível nacional", entre os quais se encontram os 1.362 fogos onde vivem 3.000 portuenses.

Ao efetuar "um aumento das rendas na ordem dos 150%, passando as rendas de uma média de 27,5 para 67 euros mensais num espaço de dois anos, prevê-se que o IHRU venha a arrecadar mais seis milhões de euros".

O comunista vai apresentar ainda outra proposta para que a Câmara delibere recomendar ao seu presidente "tomar as diligências necessárias" para "garantir a segurança e reparação da zona de confrontação da bancada do rinque Associação de Moradores da Zona do Campo Alegre com o cemitério de Agramonte".

A reparação da rede de proteção da zona de acesso ao rinque e a remoção da vegetação dos muros de confrontação da zona ajardinada envolvente do bairro e do cemitério de Agramonte são outros dos objetivos da proposta da CDU.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.