Governo impôs cortes de pessoal em escolas com défice de funcionários

Governo impôs cortes de pessoal em escolas com défice de funcionários
| País
Porto Canal

A Federação Sindical da Administração Pública (Fesap) quer discutir com o Ministério da Educação as listas de funcionários excedentários, pedidas pela tutela às escolas, criticando o Governo por impor cortes em estabelecimentos de ensino que declararam défice de trabalhadores.

Em circulares enviadas pela Direção-Geral de Educação do Norte (DGEN) a uma escola profissional na Régua, a que a Lusa teve acesso, os serviços determinam claramente que o estabelecimento tem de colocar 14 assistentes operacionais e três assistentes técnicos em mobilidade interna (mobilidade geográfica), o que, de acordo com o dirigente da Fesap José Abraão representa um corte de quase 50% nos 30 assistentes operacionais afetos à escola.

“O normal seria que o Ministério da Educação e Ciência [MEC] perguntasse às escolas o número de trabalhadores que necessita para manter o regular funcionamento do serviço. Isto não faz sentido, é pôr as coisas exatamente ao contrário. Reina a indignação e o desespero, porque foi dado um prazo até 16 de agosto. Os funcionários estão de férias e quando regressarem poderão estar colocados a 30 quilómetros de casa”, criticou.

O sindicalista declarou que muitas escolas já deram conhecimento à DGEN das suas carências em termos de pessoal, e que poderiam inclusivamente acolher novos funcionários, no âmbito da mobilidade interna.

Para José Abraão o Governo prepara-se para dispensar funcionários com o objetivo de privatizar serviços nas escolas como os refeitórios, “permitindo contratar de forma mais barata e mais precária”.

O dirigente da Fesap acredita mesmo que, apesar de isso não estar expresso nas circulares da DGEN, a intenção é a passagem dos trabalhadores ao regime de mobilidade especial, já aprovado pela Assembleia da República, mas ainda a aguardar a promulgação do Presidente da República.

A mobilidade especial prevê que um funcionário público sem colocação profissional possa estar um ano inativo e a receber apenas uma parte do seu salário, e determina que, se ao fim desse ano, o trabalhador não tiver encontrado qualquer colocação nos quadros do Estado, possa ser despedido.

O sindicato da administração pública afirmou que é a primeira vez que o MEC pede este tipo de listagem às escolas, mas o Ministério garantiu que se trata de “um procedimento anual, para aferir os rácios de assistentes técnicos e operacionais das escolas”.

A Fesap quer reunir-se com o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e com a DGEN, para discutir a questão.

A Federação Nacional de Educação (FNE) criticou o MEC por querer determinar excedentários nas escolas, com base num rácio de um trabalhador para um determinado número de alunos, sublinhando que outros fatores influenciam a necessidade de contratar mais ou menos funcionários.

Além das críticas ao facto de o MEC não ter ouvido os diretores acerca das necessidades das escolas, a FNE criticou sobretudo o "timing" do processo.

“O ‘timing’ escolhido foi o pior, quer para os envolvidos, que são colhidos no seu período de férias para tomar uma decisão, quer para as direções das escolas, que estão ainda assoberbadas com a requisição dos professores ou a fazer horários”, criticou a vice-secretária-geral da FNE, Lucinda Dâmaso.

A mobilidade interna pode concretizar-se de forma voluntária, com o acordo dos trabalhadores, ou de forma compulsiva, sem que estes possam ser deslocados a mais de 30 quilómetros da sua área de residência.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.