Trabalhadores dos Estaleiros de Viana falam em despedimento coletivo "encapotado"

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 ago (Lusa) - Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) afirmaram hoje que está a ser preparado um despedimento coletivo "encapotado" para a empresa, tendo em conta o concurso da subconcessão que está a decorrer.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Comissão de Trabalhadores dos estaleiros recorda que em outubro de 2012, aquando da renegociação do contrato para a construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela, o ministro da Defesa afirmou que esse acordo permitiria garantir os postos de trabalho.

Contudo, já depois de anunciado o processo de subconcessão dos terrenos e infraestruturas da empresa - após o abandono da reprivatização -, que decorre até 23 de setembro, Aguiar-Branco, acusam, deixou de garantir "sequer um posto de trabalho".

"O que nos leva a concluir que, atualmente, estamos perante um encapotado despedimento coletivo dos 620 trabalhadores, que está a ser engendrado nas nossas costas, pelo Estado português, com conhecimento do senhor Presidente da República", lê-se no comunicado.

"Sendo claro que nós trabalhadores, somos descartáveis, para o senhor Ministro da Defesa", afirmam ainda, admitindo estarem "seriamente preocupados e séticos" com o futuro.

Acusam José Pedro Aguiar-Branco de "querer extinguir" os ENVC por "obsessão ideológica, processo que decorrerá, conforme previsto desde abril, em paralelo com o concurso da subconcessão, lançado pela administração da empresa a 31 de julho.

A pedido da comissão de trabalhadores, o Ministério da Defesa Nacional disponibilizou, na quinta-feira, o programa de procedimento e caderno de encargos deste concurso. Contudo, estes afirmam que ainda "falta o essencial", ou seja a documentação que está sujeita ao pagamento de uma caução e a um termo de confidencialidade antes de ser levantada pelos concorrentes.

"É um "data room" virtual de documentação, onde é necessário pagar mil euros de caução para acedermos. É tão claro e transparente [a documentação disponibilizada], que não aborda uma única vez, o contrato dos navios asfalteiros para a Venezuela, assim como a situação do enquadramento dos 620 Trabalhadores neste processo", afirmam.

A renda anual proposta pela subconcessão dos Estaleiros de Viana terá um peso de 70% na avaliação a realizar pelo júri do concurso, segundo estabelece o programa de procedimento ao qual a Lusa já teve acesso.

O documento define que a escolha do vencedor do concurso será realizada apenas de acordo com dois critérios de avaliação e respetivos coeficientes de ponderação, ambos de cariz financeiro.

É o caso da renda anual proposta por cada concorrente pelos terrenos e infraestruturas a subconcessionar até 31 de março de 2031, que terá um peso de 70% na avaliação do júri.

O segundo item da avaliação prevê o pagamento de uma caução, que "não poderá ser inferior a 5% da soma das rendas anuais propostas durante todo o período da subconcessão", equivalente a 209 meses (17,42 anos) e cujo montante proposto representará 30% do peso da avaliação.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.