Lisboa vai acolher cimeira sobre políticas de integridade no desporto

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 mar (Lusa) -- O Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS) vai reunir em Lisboa membros de diferentes comunidades linguísticas para criar grupos que trabalhem temas como integridade financeira no desporto, segurança e proteção de menores.

"É altura de unir esforços e de passar das palavras aos atos e por isso vamos reunir líderes das principais comunidades linguísticas de expressão universal para debaterem matérias essenciais para o desporto", disse Emanuel Medeiros, líder da ICSS da Europa, sobre o evento que vai decorrer em Lisboa, a 16 e 17 de março.

Na Cimeira Inter-Regional de Política Desportiva participarão, entre outros, representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Commonwealth, da comunidade de língua francesa, e de países do Golfo Pérsico.

Emanuel Medeiros considerou que a cimeira é "um reconhecimento de que existem problemas que exigem uma ação concertada à escala global", nomeadamente ao nível da governação e da salvaguarda da integridade.

"Queremos fazer uma abordagem global, atacar sintomas e oferecer um 'cocktail' de antibióticos para os solucionar", afirmou Emanuel Medeiros.

O dirigente do ICSS Europa classificou o organismo, criado há cinco anos, "como uma referência mundial nos domínios da segurança, integridade das competições e da luta pela defesa dos direitos humanos, sobretudo no que diz respeito à proteção de menores".

"Não há modalidades que estejam imunes a apostas ilegais, a fraudes desportivas, a evasão fiscal e ao tráfico de menores" referiu Emanuel Medeiros, acrescentando que "em face das ameaças que pairam sobre o desporto, só uma abordagem global e concertada pode ser eficaz".

A Cimeira Inter-Regional de Política Desportiva, que decorrerá no Palácio Foz, em Lisboa, contará também com a presença de representantes da UEFA, da FIFA e da UNESCO.

AO // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.