Criminalidade no Porto diminuiu no 1.º semestre - PSP

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 09 ago (Lusa) -- O comandante metropolitano do Porto da PSP, Francisco Bagina, anunciou hoje que a criminalidade grave e violenta e a criminalidade geral diminuíram no primeiro semestre do ano na área daquele comando.

Em 2012, disse o comandante, "a criminalidade grave e violenta apresentou uma descida de 4,1% e a criminalidade geral uma descida de 1,3%, tendência que se acentuou no 1.º semestre de 2013: com menos 22,7% e menos 10%, respetivamente".

Francisco Bagina, que falava na cerimónia comemorativa dos 146 anos da PSP/Porto, destacou as 17.500 operações desencadeadas ao longo de 2012, onde foram feitas 6.539 detenções, numa média de 18 por dia e com aumento de 35,2% em relação a 2011.

O comandante revelou ainda que, no âmbito da realização de inquéritos de satisfação, a PSP/Porto obteve dos utentes, numa escala de zero a cinco, uma média de satisfação global de 4,04.

"No que diz respeito aos parceiros institucionais, [obteve] uma média de 4,06", acrescentou.

Francisco Bagina afirmou que "as referidas práticas e resultados só foram possíveis de manter e alcançar devido aos níveis de organização e forte cultura institucional, muito potenciados pelo grande profissionalismo, disciplina, coesão e espíritos de missão revelados, em permanência (...), de todos os que servem e serviram no Comando".

"Nem as reconhecidas restrições logísticas conseguiram perturbar a imparável dinâmica dos seus profissionais, os quais souberam vencer as referidas dificuldades, sem qualquer prejuízo para a nossa missão de garantir a segurança, a ordem e tranquilidade públicas", concluiu.

O Comando Metropolitano do Porto da PSP tem à sua responsabilidade uma área de 272 quilómetros quadrados, que compreende nove concelhos e uma população superior a 1,6 milhões.

Para o cumprimento da sua missão, a PSP/Porto dispõe de um efetivo de 3.750 elementos, entre oficiais, chefes, agentes e funcionários com funções não policiais, distribuídos por 11 divisões e 56 esquadras.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.