EDP concluiu Estudo de Impacto Ambiental para linha de alta tensão a partir de Foz Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 09 ago (Lusa) -- A EDP anunciou hoje que concluiu o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que incluiu quatro alternativas de traçado para a instalação da linha de muito alta tensão que ligará a barragem do Tua à rede elétrica, no Douro.

O documento foi entregue na quinta-feira na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Segundo disse hoje fonte da EDP, agora dar-se-á início ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), que culminará com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), num prazo estimado de cincou meses.

Esta linha tem como objetivo escoar a energia produzida no Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT) para a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade, em Armamar, com área inserida no Douro Património Mundial da UNESCO.

Segundo a EDP, o EIA inclui quatro soluções de traçado, das nove anteriormente apresentadas na Proposta Definição de Âmbito (PDA).

Tendo em conta os estudos realizados bem como os contributos já acolhidos, a EDP considera que o projeto, "imprescindível para o funcionamento do AHFT", "não criará impactes ambientais significativos e todas as medidas de minimização e compensação propostas permitirão contrabalançar eventuais danos".

A EDP prevê que o projeto e licenciamento se possa desenvolver de março a junho de 2014 e a construção da linha esteja concluída em dezembro de 2015, de modo a poderem ser iniciados os ensaios/testes de funcionamento do AHFT.

A construção da Barragem do Tua, bem como da linha de alta tensão, tem sido muito criticada por ambientalistas e associações que alegam que é um empreendimento incompatível com a classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade.

Em junho, o Comité Mundial da UNESCO aprovou o projeto de deliberação que compatibiliza a Barragem de Foz Tua com o Douro Património Mundial, mas exige medidas de salvaguarda.

A organização solicitou ao Governo português informações sobre o EIA da linha de alta tensão, pedindo que a documentação seja enviada até 01 de setembro e antes de qualquer decisão sobre o traçado.

O primeiro projeto da linha de transporte de energia foi submetido a AIA em 2011, tendo sido objeto de um projeto de DIA desfavorável por não terem sido consideradas suficientes opções alternativas, nem avaliado o impacto do projeto sobre o ADV.

Em consequência, a EDP retirou o procedimento e teve que apresentar novas soluções que acomodem as preocupações manifestadas.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.