Cavaco Silva exorta magistrados do MP a empenharem-se em "Justiça mais qualificada"

| Política
Porto Canal / Agências

Vilamoura, Faro, 06 mar (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, exortou os magistrados do Ministério Público (MP), reunidos de hoje a domingo em congresso em Vilamoura, a empenharem-se na construção de uma "Justiça mais qualificada e próxima dos cidadãos".

Em mensagem lida na abertura do X Congresso do Ministério Público, Cavaco Silva acentuou que "a magistratura do MP deverá ter uma participação ativa e responsável no desenvolvimento da nova organização judiciária e, no domínio das suas atribuições específicas, no quadro da legislação penal, com vista a uma Justiça mais qualificada e próxima dos cidadãos".

Cavaco Silva referiu que "do trabalho dos magistrados do MP, quer enquanto responsáveis pelo exercício da ação penal quer como defensores privilegiados da legalidade democrática, resultará o prestígio desta instituição essencial do Estado de Direito".

Na mensagem, lida pelo secretário-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), Manuel Frederico Ferreira, o Presidente da República desejou que o congresso seja uma ocasião para que os magistrados aprofundem as questões ligadas à classe e "também as responsabilidades do MP nas reformas aprovadas no setor da Justiça, em fase de implementação".

A sessão de abertura do congresso dos magistrados do MP contará com a presença da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz e da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, intervém igualmente.

O Congresso do Ministério Público tem como tema "Qualidade da Justiça, Qualidade da Democracia".

JOP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.