Autárquicas: Partido pelos Animais e pela Natureza estreia candidatura em Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 ago (Lusa) - O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) vai estrear-se este ano em eleições autárquicas no concelho de Viana do Castelo apresentando Hélder Pena como cabeça-de-lista à Câmara Municipal.

Segundo informação que consta da lista autárquica que deu entrada esta semana no tribunal da comarca, consultada hoje pela agência Lusa, Hélder Pena, de 42 anos, é responsável pelo núcleo distrital de Viana do Castelo da Rede Europeia Anti-Pobreza.

Nas eleições de 2009 aquele partido não apresentou qualquer lista aos órgãos autárquicos de Viana do Castelo.

Já nas eleições legislativas de 2011, a lista do PAN arrecadou, no concelho de Viana do Castelo, um total de 408 votos (0,82%), tendo sido a sétima mais votada entre 13 candidaturas.

Com cinco vereadores, contra quatro eleitos pela coligação PSD/CDS-PP formada nas eleições autárquicas de 2009, o executivo camarário de Viana do Castelo é liderado pelo PS, partido que está no poder, localmente, há precisamente 20 anos.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro apresentam-se à Câmara de Viana do Castelo seis listas. São os casos, além do PAN, do CDS-PP, PCTP/MRPP, PS e PSD, além da coligação PCP-PEV (CDU).

Pela primeira vez desde a sua fundação, o Bloco de Esquerda não apresenta qualquer lista autárquica no concelho de Viana do Castelo, devido a divergências entre dirigentes locais e regionais com a direção nacional do partido.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.