Degradação do valor da PT não se deveu só à Rioforte - Pacheco de Melo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) - O ex-administrador financeiro da Portugal Telecom (PT), Luís Pacheco de Melo, advogou hoje que a degradação do valor da empresa não se ficou a dever somente ao investimento em dívida da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

Reconhecendo que a aplicação de 897 milhões de euros na empresa é um "evento significativo", Pacheco de Melo acredita todavia que o mesmo não foi momento único a contribuir para a desvalorização da operadora.

"A degradação do valor da PT não se deve apenas à Rioforte", sublinhou, em declarações na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, onde está hoje a ser ouvido.

Luís Pacheco de Melo começou a ser ouvido no parlamento pouco depois das 16:00, tendo abdicado de prestar uma declaração inicial.

O responsável é o terceiro elemento ligado à PT a ser escutado pelos deputados, depois dos ex-presidentes Zeinal Bava (na passada quinta-feira) e Henrique Granadeiro (na quarta-feira).

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.