Pacheco de Melo admite que Zeinal Bava "sempre teve conhecimento das aplicações no GES"

Pacheco de Melo admite que Zeinal Bava "sempre teve conhecimento das aplicações no GES"
| Economia
Porto Canal

Luís Pacheco de Melo, ex-administrador financeiro da Portugal Telecom (PT), admite que antigo presidente executivo da operadora "sempre teve conhecimento" relativamente às aplicações feitas no Grupo Espírito Santo (GES).

Zeinal Bava saiu da PT para a Oi em Junho de 2013, assim, o ex-administrador financeiro não comunicou com Bava a mudança em Fevereiro de 2014 de títulos de dívida da PT da Espírito Santo International (ESI) para a Rioforte, ambas do GES.

Na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES (Banco Espírito Santo) e do GES, Pacheco de Melo abdicou de prestar uma declaração inicial e só começou a ser ouvido pouco depois das 16:00 e é o terceiro elemento ligado à operadora a ser ouvido pelos deputados.

O objectivo do trabalho dos parlamentares é "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.