Vila Real é dos primeiros distritos com trabalho útil para beneficiários do RSI

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 09 ago (Lusa) -- Cerca de 190 beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) vão prestar serviço social em 26 instituições e autarquias do distrito de Vila Real, um dos primeiros do país a avançar com a medida.

O novo regime jurídico do RSI, publicado em outubro de 2012, estabelece que os beneficiários passem a prestar um trabalho útil à sociedade, o qual não deve exceder as 15 horas por semana, e pode ir desde atividades sociais, desportivas, recreativas e até de proteção da natureza.

De acordo com o Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, neste momento, são 193 as pessoas que vão ser recrutadas pelas 26 instituições, câmaras ou associações do distrito que aderiram à iniciativa.

Vila Real é um dos primeiros distritos do país a implementar esta medida.

E, na Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar já se trabalha. São três os beneficiários do RSI que estão ao serviço, mas o provedor, Domingos Dias, disse que a instituição apresentou candidatura para 10.

"A Misericórdia procura integrar essas pessoas e fazê-las sentir-se ativas, o que é o mais importante", salientou.

Domingos Dias referiu que se "procura sensibilizar estas pessoas, já que algumas delas, e sabe-se que esse é um dos problemas do país, se habituaram a auferir o RSI e estão naquele marasmo, naquela sonolência de receber o subsídio e não se sentem úteis".

Maria Fernanda Pereira e Áurea Leal estão a trabalhar há pouco mais de duas semanas da Santa Casa de Vila Pouca de Aguiar e garantiram que estão a gostar muito.

A receber o RSI há cerca de dois anos, Áurea tem agora de conciliar o trabalho com os dois filhos, mas salientou que "é preferível estar aqui a ocupar o tempo".

Maria Fernanda, que recebe 150 euros há cerca de um ano, explicou que está ajudar na cozinha, nas limpezas e em tudo mais que for preciso. "Agora ando aqui contente. É melhor estar aqui do que estar em casa", sublinhou.

Para a diretora técnica do Lar Nossa Senhora da Conceição, Carla Rodrigues, esta ajuda já jeito à Misericórdia.

"Esta altura é mais complicada por causa das férias e, inclusive, há também famílias que pedem para ficarmos com os idosos um dia ou dois. Acresce um pouco o trabalho e diminui a mão-de-obra. Portanto acaba sempre por ser útil", afirmou.

PLI

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.