Relatório sobre BES Angola deve chegar ao parlamento na próxima semana

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) - O Banco de Portugal (BdP) estima que o bloco da auditoria forense que a Deloitte conduziu ao BES e às suas ligações com o BES Angola (BESA) chegue à comissão parlamentar de inquérito sobre o tema na próxima semana.

Na carta introdutória do primeiro bloco da auditoria, que chegou ao parlamento na quarta-feira, o BdP realça que "é expectável que um segundo relatório, relativo às relações mantidas entre o BES e o BESA, seja formalmente entregue no decurso da segunda semana de março, seguindo-se a imediata comunicação do respetivo sumário executivo a essa comissão".

O supervisor indica no texto, a que agência Lusa teve acesso, que há ainda três outros blocos da auditoria que estão neste momento a ser ultimados que se estima que sejam "formalmente entregues ao BdP no decurso do mês de março".

Um desses blocos, que também se reveste de especial importância, diz respeito ao "reflexo no ativo do acréscimo do passivo financeiro da Espírito Santo International (ESI)".

O primeiro bloco da auditoria foi noticiado inicialmente pelo Jornal de Negócios na noite de quarta-feira e nele é revelado que Ricardo Salgado "desobedeceu ao Banco de Portugal 21 vezes, entre dezembro de 2013 e julho de 2014", e "praticou atos dolosos de gestão ruinosa".

Salgado, entretanto, pediu já hoje "um efetivo direito ao contraditório" e "uma defesa com a mínima igualdade de armas" sobre as investigações a decorrer.

PPF (AJG/JPS) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.