"Clubes já tiveram tempo para se adaptarem à lei do policiamento" - Miguel Macedo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje que os clubes já tiveram tempo suficiente para se adaptarem ao decreto-lei que regula o policiamento em competições desportivas.

"Suponho que agora já tenha decorrido tempo suficiente para os clubes se adaptarem", afirmou o ministro, lembrando que o governo foi sensível às dificuldades sentidas na aplicação da legislação.

O decreto-lei 216/2012, que entrou em vigor em novembro do ano passado e teve depois um regime transitório, refere que "nos espetáculos referentes a competições de escalões juvenis e inferiores, quando realizadas em recinto, em regra, não deve ter lugar o policiamento".

Em março, o Governo aprovou um "acerto pontual" ao decreto-lei, tornado obrigatório o policiamento dos espetáculos desportivos profissionais, continuando a caber aos clubes o pagamento do policiamento realizado dentro dos respetivos recintos.

"O decreto-lei está a ser aplicado, o que pedimos, uma vez que ele foi alterado no decurso da época, foi que situações que tivessem especial sensibilidade tivessem uma aplicação sensata. Não queremos aplicação cega", disse Miguel Macedo, à margem da assinatura de um protocolo com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Segundo Miguel Macedo, o decreto-lei 216/2012, que tem gerado controvérsia, não difere muito do anterior.

"A lei que regula o policiamento, desde 1979, diz claramente que esse policiamento é facultativo. Eu agora alterei-a para o futebol profissional e torneio [o policiamento] obrigatório, mas o princípio manteve-se o mesmo para todas as outras competições", disse o ministro.

AO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Sérgio Conceição: "Aqui não festejamos vitórias, festejamos títulos"

Sérgio Conceição considerou justo o desfecho da eliminatória com o Vitória de Guimarães.

"Fizemos grandes jogos e ficámos para a história"

João Mário, Diogo Costa, Gonçalo Borges e Romário Baró recordaram a final four da Youth League de 2019 e deixaram conselhos à equipa que partiu para Nyon.