Final de Chegas de Bois de Montalegre atraiu mais de mil pessoas

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 08 ago (Lusa) -- A final do campeonato de Chegas de Bois de Montalegre, desporto-rei da região, atraiu hoje mais de mil pessoas ao "chegódromo" que, entre aplausos e gargalhadas, gritavam pelos touros finalistas com mais de uma tonelada.

Desde 09 de junho, as tardes de domingo são sinónimas de romaria nesta vila de Trás-os-Montes. No recinto próprio para a luta dos animais - "chegódromo" - os bois de raça barrosã são colocados frente a frente, entrelaçam os cornos, afastam-se e voltam ao confronto que termina quando um dos touros foge, assumindo a derrota.

A tradição é antiga, passa de geração em geração e atrai pessoas como se de um jogo de futebol se tratasse com primeira e segunda jornada, quartos-de-final, meias-finais e final.

Apesar do calor, miúdos e graúdos acorreram ao recinto e comentavam, em várias línguas, as "cornadas" dos animais.

Ma final, depois de dois minutos de confronto, foi conhecido o boi vencedor que, para muitos, foi uma surpresa.

"Se o outro touro não cai e foge, este não ganhava", ouvia-se entre os espetadores.

O proprietário do boi vencedor, José Martins, confessou estar à espera da vitória, apesar de ter estado toda a chega com o "coração nas mãos", porque o adversário era "muito forte".

Afinal, disse surpreendido, "foi uma chega fácil".

Não revelando a tática da vitória, José Martins avançou que, antes de entrar em campo, diz ao animal "é boi" e ele, habituado a estes palcos, sabe o que fazer.

O produtor referiu já ter chegado a outras finais, mas nunca ganhou, sendo este o primeiro prémio do seu currículo.

Com 44 anos, o vencedor sempre teve touros, herança que quer preservar e, prova disso, é o filho já o acompanhar.

"Toco e berro ao boi", explicou à Lusa o filho do criador, Pedro Martins de oito anos.

Destemido e de varra na mão, o rapaz entrou no "chegódromo" com o pai e, nervoso, foi gritando "vai".

Quando crescer, Pedro Martins não quer ser jogador de futebol, mas produtor de gado.

Os emigrantes não esqueceram as tradições e de gorros e t-shirts com as cores de Portugal não se inibiram de fazer comentários.

A viver na França, Mário Dias confessou que não perde uma chega porque é uma "tradição de Portugal e da aldeia".

De férias em Montalegre e de cão ao colo, Inês Rocha comentava que "de vez em quando" vem com o pai às chegas para ver os bois "escornarem-se".

"Sempre vim ver chegas porque é a altura de reaver pessoas e dar a conhecer a tradição aos garotos", afiançou à Lusa Jorge Martins, a residir em França.

A filha, apesar de falar pouco português, afirmou "adorar" as chegas.

Organizadas pela Associação "O Boi do Povo", as chegas têm por objetivo preservar uma tradição e a raça barrosã, em vias de extinção, bem como atrair pessoas a Montalegre.

"Juntamos mais de mil pessoas nas chegas. Isto parece mesmo um campeonato do mundo", rematou.

Este ano, acrescentou, houve uma diminuição no número de espetadores devido à chuva, frio e preço dos bilhetes que subiu de cinco para dez euros.

Independentemente do resultado da chega, cada animal recebeu 500 euros e o finalista arrecadou 750 euros.

O "chegódromo" tem, numa carrinha improvisada, cervejas, sumos, água e tremoços à venda e, para distrair os espetadores no intervalo, um ecrã com chegas de anos anteriores.

SYF /ACYS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.