Inquérito/swap: Ex-assessores de Sócrates confirmam que Joaquim Pais Jorge lhes tentou vender 'swaps'

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- Os ex-assessores económicos de José Sócrates confirmam que tiveram reuniões em 2005 com representantes do Citigroup, entre eles Joaquim Pais Jorge, onde lhes foram propostos 'swaps' para reduzir artificalmente o défice orçamental.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, Vítor Escária e Óscar Gaspar confirmam a existência das reuniões em 2005 com responsáveis do Citigroup, entre eles o secretário de Estado demissionário Joaquim Pais Jorge, a pedido dos responsáveis do banco norte-americano.

Os dois antigos assessores de José Sócrates dizem ainda que nessas reuniões foram "apresentadas propostas de 'swaps' com impacto no défice e dívida públicos" e que nessas reuniões "foram recebidas apresentações que, seguindo o procedimento habitual, foram encaminhadas para conhecimento e apreciação do ministério relevante, sem nenhum tipo de recomendação, arquivando-se cópia no gabinete do primeiro-ministro".

Vitor Escária e Óscar Gaspar sublinham que o Governo "nunca executou nenhuma destas operações" e que "estas ideias nunca foram sequer levadas ao conhecimento do primeiro-ministro", José Sócrates.

Os dois antigos assessores, que falam pela primeira vez em público desde que na semana passada foram conhecidas as propostas feitas pelo Citigroup, dizem também que respondem agora porque chegou ao seu conhecimento "que o atual Governo distribuiu profusamente pela comunicação social cópia de um memorando" elaborado por estes dois, "na sequência de uma reunião havida com representantes do Citigroup, há oito anos".

A proposta de 'swap' que o Citigroup fez, em 2005, a assessores económicos do Governo PS para baixar o défice orçamental levou Joaquim Pais Jorge a pedir, esta quarta-feira, a demissão de secretário de Estado do Tesouro, cargo que ocupava desde o início de julho.

De acordo com o documento divulgado em primeira mão pela revista Visão na quinta-feira, e que a Lusa divulgou no mesmo dia, Joaquim Pais Jorge consta da equipa responsável pela proposta apresentada pelo Citigroup, banco em que era diretor.

Num comunicado enviado na terça-feira pelo Ministério das Finanças, o gabinete liderado por Maria Luís Albuquerque disse que o documento que implica Joaquim Pais Jorge nos contratos 'swap' foi manipulado e indica que uma das "discrepâncias" é "um organigrama inverosímil, que não consta da apresentação original".

Apesar disso, na quarta-feira, Pais Jorge apresentou a demissão, afirmando que não tem de se "sujeitar" ao tratamento mediático de que foi "alvo nos últimos dias".

"Foram exploradas e distorcidas declarações que fiz sempre de boa-fé. É este lado podre da política, de que os portugueses tantas vezes se queixam, que expulsa aqueles que querem colocar o seu saber e a sua experiência ao serviço do país", apontou Joaquim Pais Jorge.

NM/IM/ACL// ATR

LusA/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.