Mais de três mil queixas no setor privado de saúde no primeiro semestre de 2013

| País
Porto Canal

As entidades de saúde privadas e sociais foram alvo de mais de três mil reclamações, só no primeiro semestre deste ano, tendo acumulado mais de 7.500 queixas em 2012, segundo um relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

O "Relatório de Reclamações do Setor Privado e Social relativo ao primeiro semestre de 2013" revela que, nos primeiros seis meses deste ano, foram apresentadas 3.790 queixas contra os serviços de saúde privados, ainda assim menos do que as 4.030 apresentadas no mesmo período do ano anterior.

O relatório mostra uma descida no número de reclamações apresentadas no setor privado e social desde 2011, invertendo a tendência crescente que se verificava desde 2006.

Assim, em 2011, a ERS contabilizou um total de 8.399 queixas, número de caiu para 7.503 em 2012.

Por região de Saúde, Lisboa e Vale do Tejo lidera o número de reclamações, com 60,2% do total (2.280), seguida pela região do Norte, ainda assim com menos de metade das queixas (1.127).

Quanto à natureza do prestador de serviços de saúde, é principalmente no setor privado que se verificam as situações de descontentamento, uma vez que o setor social apenas reúne 7,5% do total das reclamações (283).

O setor privado é responsável por 91,7% das queixas, totalizando 3.476.

A qualidade da assistência administrativa (965 reclamações), a qualidade da assistência de cuidados de saúde (766) e os tempos de espera superiores a uma hora (741) são os principais motivos de reclamação.

Desagregando por prestador, o relatório mostra que no setor privado é a qualidade da assistência administrativa que gera mais queixas, ao passo que no setor social é a qualidade da assistência de cuidados de saúde.

A ERS arquivou no primeiro semestre deste ano 2.097 reclamações, a grande maioria por a situação não ser "suscetível de outra atuação que não a já garantida".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.