Estado reduz participação no Banif para 74%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) - O Estado passou a deter 73,964% do capital social do Banif, equivalente a 64,368% dos direitos de voto, após três aumentos de capital dirigidos a privados que o banco realizou desde junho, informou hoje a instituição ao regulador.

"Na sequência destas operações de aumento de capital, num montante total de 240.700.000 euros, o Estado português passou a deter uma participação de 73,964% do capital social do Banif, correspondente a 64,368% dos direitos de voto", lê-se no prospeto do aumento de capital que o Banif realizou a 05 de agosto, em que 16 investidores injetaram 40,7 milhões de euros no banco.

Relativamente ao reembolso de 150 milhões de euros que o banco tinha de pagar ao Estado até final de junho, a instituição refere no prospeto que este montante será pago de forma "tão célere quanto possível".

O presidente do Banif, Jorge Tomé, já referiu publicamente que o banco tem liquidez para pagar este dinheiro e que só falta um parecer do Banco de Portugal para o fazer.

O Banif recebeu do Estado em janeiro deste ano 1.100 milhões de euros (700 milhões em ações e 400 milhões em instrumentos de dívida convertíveis em ações, as chamadas 'CoCo' bonds), no âmbito do processo de recapitalização que deixou o Estado com o controlo de cerca de 99% da instituição.

Em contrapartida, até junho, ficou obrigado a realizar um aumento de capital de 450 milhões de euros, para que o controlo do banco regressasse a mãos de investidores privados, e comprometeu-se a devolver ao Estado 150 milhões de euros do financiamento público que obteve através das 'CoCo bonds'.

Até ao fim desse mês, o banco apenas tinha aumentado o capital em 100 milhões, numa operação subscrita pelos seus principais acionistas (75 milhões de euros pela 'holding' Rentipar, através da Açoreana Seguros, e 25 milhões de euros pelo grupo Auto-Industrial).

Já em julho, concretizou um novo aumento de capital de 100 milhões de euros (com cada ação a ser emitida a um cêntimo) dirigido a investidores privados a retalho e colocou ainda 60 milhões de euros de euros em obrigações, tendo o Estado ficado com 68,393% do capital social do banco.

Somando estes dois aumentos de capital anteriores à operação de 05 de agosto, até agora o banco aumentou o capital em 240,7 milhões de euros.

O Banif fica, assim, a 209,3 milhões de euros de sair do controlo público. Quando a instituição aumentar o capital em 450 milhões de euros o Estado verá a sua participação reduzida para 60,57% do capital e 49,41% dos direitos de voto.

ND/IM // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.