Obras no Circuito de Vila Real para garantir internacionalização das corridas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Real, 03 mar (Lusa) -- As obras nas boxes e paddock do Circuito Automóvel de Vila Real deverão arrancar na próxima semana para criar as condições necessárias à realização do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), segundo o município.

O circuito de Vila Real vai ser o palco para uma prova do WTCC entre 10 e 12 de julho de 2015.

Para esta internacionalização, Vila Real precisa de realizar obras de melhoria a nível das boxes e do paddock, as quais deverão arrancar na próxima semana e demorar cerca de dois meses e meio.

O presidente da autarquia, Rui Santos, afirmou que a intervenção vai estender-se pelas ruas Ator Ruy de Carvalho e Alameda de Grasse, onde vai ser retirado o paralelo do pavimento e o relvado ali existente, vai ainda ser feito um nivelamento do terreno e o alcatroamento.

Na Alameda de Grasse será criado um recinto polivalente que servirá as corridas e posteriormente poderá ser usado para eventos na cidade ao longo do ano.

Para a melhoria das condições de segurança do circuito será ainda removida a rotunda de Mateus.

Esta intervenção a nível das infraestruturas representa um investimento de cerca de 600 mil euros e é comparticipada por fundos comunitários.

Depois, iniciar-se-á a montagem dos railes à volta da pista de 4,6 quilómetros, as redes e a consolidação de toda a estrutura de segurança do circuito citadino.

Rui Santos referiu que um grupo de moradores da zona pediu uma audiência e será recebido para que possa ser explicado exatamente o que vai ser feito naquela área.

O autarca disse ainda que foi apresentada uma segunda candidatura para "o imaterial", de cerca de 600 mil euros que servirá para a homologação do circuito para o nível dois da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e para o pagamento da FIA à Eurosport.

A organização do evento envolve ainda o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.

De acordo com as estimativas já reveladas pelo autarca, o WTCC poderá proporcionar um retorno financeiro direto de 3,5 milhões de euros à cidade e indireto de 80 milhões à região.

Rui Santos disse que a prova tem "uma projeção mundial", podendo chegar "a mais de 500 milhões de pessoas".

A realização do WTCC em Vila Real está garantida até 2017, o que acontece meses depois de a Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista em 2015.

As primeiras corridas no Circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.

Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.

O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, com uma pista mais reduzida, mas o evento só se realizou até 2010 e, agora, de novo em 2014 pela iniciativa da equipa de Rui Santos.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.