Mais dois anos e 150ME para concluir Túnel do Marão

Mais dois anos e 150ME para concluir Túnel do Marão
| Norte
Porto Canal

O presidente da Estradas de Portugal (EP), António Ramalho, afirmou hoje que serão precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão.

Depois de dois anos de obra parada, em junho o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.

Entretanto a concessão da autoestrada, que está a ser construída entre Amarante e Vila Real e inclui um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros, passou para as mãos da EP.

Hoje, no decorrer de uma visita à Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, António Ramalho referiu que serão precisos cerca de mais dois anos para a conclusão da obra.

Ou seja, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.

"Não era provável nem previsível nem possível que qualquer obra, qualquer iniciativa, tivesse lugar antes de um ano após esse período", salientou.

Depois, segundo o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

António Ramalho estima ainda que será possível concluir a Autoestrada do Marão sem "significativos sobrecustos".

"Para mim são não significativos sobrecustos se estivermos a falar entre mais ou menos 10%", frisou

Uma estimativa que está, no entanto, dependente de não haver "surpresas" na construção civil, documentais ou do lado do financiamento.

Segundo o responsável, para concluir a autoestrada serão precisos cerca de 150 milhões de euros.

Esta autoestrada tinha um custo inicial estimado de 375 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

Em relação ao financiamento, a EP está continuar os contactos com os anteriores financiadores e a ultimar os estudos para candidatura a fundos europeus.

António Ramalho referiu ainda que está a ser feito um levantamento do inventário documental relacionado com a concessão e, em relação à situação da obra, está-se a verificar "in loco" as conclusões do estudo realizado há dois meses pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

"Também estamos, neste momento, a fazer um levantamento tridimensional por laser que nos permita uma avaliação de quantidades mais eficaz do que aquela que se faz por medições simples", salientou.

A Autoestrada do Marão já está executada em cerca de 70 por cento do projeto. Os sublanços, cuja construção está interrompida, deveriam ter entrado em serviço em novembro de 2012.

O consórcio construtor era o Infratúnel, constituído pelas empresas Somague e MSF.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.