Efectivo da GNR diminuiu 10 por cento em quatro anos

Efectivo da GNR diminuiu 10 por cento em quatro anos
| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- O efetivo da GNR diminuiu 10 por cento em quatro anos devido às saídas de militares para a reserva ou reforma que não foranm compensadas com novas entradas, segundo o relatório de atividades de 2012 da corporação.

O mesmo documento dá conta também dos níveis de "degradação" das instalações da GNR, que necessitam de "intervenções céleres".

"O património imobiliário afeto à GNR, embora muito vasto, evidencia níveis de degradação muito elevados, necessitando de intervenções céleres, de forma a assegurar um acréscimo qualitativo das condições em que é exercida a sua atividade, com reflexos substanciais na qualidade e eficácia da sua atuação junto das populações", lê-se no relatório.

A GNR salienta que, em 2012, se registou "uma taxa de concretização muito abaixo das expectativas e das reais necessidades da GNR" no que toca à reabilitação e modernização das infraestruturas e equipamentos.

No relatório de atividades de 2012, a Guarda Nacional Republicana refere que o efetivo militar "tem assistido a um decréscimo acentuado, motivado essencialmente pelo facto dos ingressos na GNR, via cursos de formação, não terem acompanhado os valores registados por saídas para a situação de reserva ou reforma".

No capítulo dedicado ao balanço social, esta força de segurança avança que no final de 2012 estavam ao serviço da corporação 22.282 militares, quando em 2009 eram 24.762, passando no ano seguinte para 23.476 e, em 2011, para 23.021.

No final do ano passado, a GNR dispunha um total de 23.189 elementos, dos quais 22.282 eram militares e 907 civis.

No documento, a GNR indica que a perda de 3,2 por cento de militares entre 2011 e 2012 se deve ao facto do número de militares que passaram à reserva no ano passado não ter sido atenuado com as novas entradas.

Em 2012, ingressaram na GNR 549 guardas e 49 oficiais e passaram à reserva ou reforma 1.358.

Já este ano entraram para esta força de segurança 273 novos guardas.

O relatório de atividades do ano passado, disponível na página na Internet, sustenta igualmente que "a antiguidade" do parque automóvel é "uma verdadeira preocupação para a Guarda, com evidentes reflexos no desempenho operacional", adiantando que a grande maioria das viaturas tem mais de 10 anos, o que, "aliado ao grande desgaste diário, dificulta de sobremaneira o serviço a desempenhar".

O documento indica ainda que a expansão da Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI) aos postos da GNR "não atingiu os níveis desejáveis, continuando uma parte dos quartéis a não ter acesso a este serviço" partilhado de telecomunicações, o que "inviabiliza a implementação dos sistemas de informação da Guarda em todo o dispositivo".

A GNR considera que se constitui "como um vetor fundamental para a segurança interna do país e, inclusivamente de todo o espaço Schengen, que esta rede seja completada no mais curto prazo possível".

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.