Papa denuncia a "intolerável brutalidade" na Síria e Iraque

Papa denuncia a "intolerável brutalidade" na Síria e Iraque
| Mundo
Porto Canal

O papa Francisco denunciou hoje a "intolerável brutalidade" infligida a cristãos e outras minorias pelos 'jihadistas' no Iraque e na Síria.

"Infelizmente, não param de chegar notícias dramáticas da Síria e do Iraque", disse o papa após a oração semanal do Angelus na praça de São Pedro.

"Queremos dizer a todos os que estão nessa situação que não os esquecemos, que estamos ao seu lado e que rezamos com insistência para que cesse rapidamente a intolerável brutalidade de que são vítimas", afirmou.

No início da semana passada, os 'jihadistas' do Estado Islâmico lançaram um ataque contra aldeias do noroeste da província síria de Hassaké e raptaram 220 cristãos assírios, segundo o Observatório Sírios dos Direitos Humanos.

Reiterando o apelo para que "todos, de acordo com as suas possibilidades, trabalhem para aliviar o sofrimento de todos os que estão submetidos a duras provas apenas pela fé que professam", o papa pediu aos fiéis presentes na praça para rezarem em silêncio pelo fim da violência na Síria e no Iraque.

O papa Francisco referiu também a situação na Venezuela, "que vive outra vez momentos de grande tensão", e pediu a abertura de um diálogo construtivo.

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.