Juncker participa na cimeira energética em Madrid, ao lado de Passos Coelho

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 27 fev (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, participa, na quarta-feira, em Madrid, na cimeira entre Espanha, França e Portugal sobre as interligações energéticas, foi hoje anunciado em Bruxelas.

A agenda da cimeira, com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy -- que é o anfitrião -, e do presidente francês François Hollande, é o reforço das interligações energéticas, especialmente da eletricidade de alta voltagem, entre a Península Ibérica e o resto da Europa, através da França.

A aposta na melhoria das ligações é uma das prioridades do pacote da União Energética, apresentado na quarta-feira pela 'Comissão Juncker', não só por uma questão de oferta no mercado como também de reforço da segurança.

"Estamos a falar de segurança energética, que, atualmente, é uma prioridade absoluta. Reduzir a dependência de fornecedores únicos, de rotas únicas e de fontes de energia únicas é uma prioridade absoluta", apontou, na quarta-feira, o comissário europeu para a Energia, Miguel Arias Cañete, que também participa no encontro em Madrid.

Em dezembro passado, Passos Coelho, Rajoy e Hollande acordaram, à margem de um Conselho Europeu em Bruxelas, celebrar uma cimeira dedicada aos projetos de interligações energéticas.

Atualmente, 12 Estados-membros, incluindo Portugal, estão aquém do objetivo mínimo de tornar transfronteiriça 10% da capacidade de produção da eletricidade instalada.

Com os projetos atualmente em curso ou previstos, Portugal deverá conseguir exportar -- num prazo de cinco anos -- entre 10 e 15% da eletricidade produzida, mas Espanha irá ficar abaixo da meta de 10%.

IG (ACC)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.