Incubadora de Moda e Design é inaugurada sexta-feira em Santo Tirso

Incubadora de Moda e Design é inaugurada sexta-feira em Santo Tirso
| Norte
Porto Canal

A Incubadora de Moda e Design (IMOD), que custou cerca de quatro milhões de euros e que é inaugurada na sexta-feira vai "fixar indústrias criativas" no concelho, criando um "cluster moderno" no concelho, adiantou hoje a autarquia.

A IMOD "tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade e competitividade da moda portuguesa e da indústria do têxtil e vestuário de uma forma geral, através do apoio ao lançamento de novos negócios, marcas e coleções de jovens designers e do fortalecimento da colaboração entre os designers e a indústria do têxtil e vestuário", refere uma nota de imprensa sobre este projeto.

A "esperança do presidente da autarquia de Santo Tirso, Castro Fernandes, expressa à agência Lusa, é a de que este seja "apenas mais um passo para Santo Tirso se torne um centro de moda em Portugal". O autarca recordou que neste concelho já "residiu o núcleo duro do têxtil português", afirmando que várias marcas de roupa produzidas em Santo Tirso ainda resistem em mercados de moda como Paris e Londres.

"Com a IMOD, que completa um projeto maior sediado na antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso [conhecida por Fábrica do Teles], agora batizada como Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso, vamos criar um cluster moderno de moda e fixar indústrias criativas. Poderá não ser um projeto gerador de milhões de empregos, mas gera alguns e o processo é regenerativo: as empresas incubadas fazem a sua fase de maturação, crescem e seguem para locais próprios e surgem outras nesta incubadora", descreveu Castro Fernandes.

Assim, a IMOD contempla a incubação de novos negócios ou projetos criativos, laboratórios de prototipagem que cobrem todas as fases do processo produtivo, incluindo tecnologias de fabricação digital, espaço e meios para I&D e formação avançada na área da moda ou áreas complementares, criação de uma marca de referência no panorama da moda nacional, animação cultural e comercial e promoção da fábrica e dos projetos residentes.

A IMOD completa a primeira fase do Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso, um projeto que já conta com uma outra incubadora, a de Empresas de Base Tecnológica, inaugurada em 2008 e que teve um custo a rondar os 2,5 milhões de euros, e a Nave Cultural e Industrial, aberta desde o ano passado, que custou cerca de três milhões à autarquia de Santo Tirso. A verba atribuída à IMOD, pela Câmara ronda os quatro milhões de euros, sendo que este projeto é cofinanciado pelo programa "ON.2 - O Novo Norte".

Para sexta-feira, dia de inauguração, está prevista a realização de um debate sobre moda e inovação com a presença de representantes das entidades parceiras da IMOD: Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil e Associação Têxtil e Vestuário do Norte, entre outras.

Entre os palestrantes convidados, destaque para o especialista em inovação Sandro Mendonça, do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de lisboa), e para a designer de moda Alexandra Moura, da ESART-IPCB (Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco).

De acordo com o programa oficial, o evento inclui, ainda, a apresentação do livro de Atas do Seminário Internacional.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.