Presidente do Instituto Politécnico do Porto considera exames "elemento de equidade"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 fev (Lusa) - A presidente do Instituto Politécnico do Porto defendeu hoje que a proposta feita pelo conselho coordenador dos politécnicos, no sentido de alterar as condições de acesso a estas instituições, põe fim a um importante "elemento de equidade".

"As notas do secundário já têm um peso bastante grande e o exame final funciona como um elemento de equidade, que regula disparidades", disse Rosário Gamboa à agência Lusa, justificando desta forma a decisão dos institutos politécnicos de Lisboa, Porto e Coimbra de se desvincularem do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A decisão foi anunciada ao final da tarde de hoje, em carta enviada ao presidente do CCISP, Joaquim Mourato, pelos três institutos, e com o conhecimento do ministro da Educação, Nuno Crato, e do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

A proposta em questão, já enviada ao Governo, prevê que para os politécnicos as provas de ingresso possam passar a ser a nota final às disciplinas exigidas e não as notas dos exames nacionais.

"É uma situação de extrema gravidade. Trata-se de uma proposta lesiva dos interesses do ensino superior, dos estudantes e do bom funcionamento do sistema", defendeu Rosário Gamboa, frisando que a demarcação dos três institutos desta decisão era necessária, na medida em que, diz, a proposta apresentada "não tem sentido nenhum".

Sublinhando que "não se pode admitir que um aluno entre num curso de engenharia com nota negativa" e que isso se vai repercutir na "diminuição da qualidade de ensino", garante que não concordaria com a medida mesmo que esta não se aplicasse unicamente ao ensino superior politécnico, como é o caso.

"Concordo que há uma necessidade de as políticas públicas serem revistas com frequência e estou disponível para essa reflexão", ressalva.

ANYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.