Concurso para reabilitar e explorar Pavilhão Rosa Mota, no Porto, está suspenso

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 fev (Lusa) -- O concurso para a reabilitação e do Pavilhão Rosa Mota, no Porto, foi suspenso no dia 18 para análise "de erros e omissões", revela um documento da plataforma eletrónica de compras públicas.

O documento, a que a Lusa teve acesso, refere que "o prazo foi suspenso" para "análise da lista de erros e omissões apresentada", numa decisão formalizada dois dias depois de uma empresa ter pedido a "revogação da decisão de contratar" e a aprovação de "um caderno de encargos completo e coerente" e ter alertado que o projeto não inclui um centro de congressos, lê-se no pedido de impugnação a que a Lusa teve acesso.

Quanto à plataforma eletrónica de compras públicas (acinGov), cita como interessada no concurso a Associação Comercial do Porto para justificar a aprovação de um prorrogamento que recebeu luz verde a 19 de janeiro e cujo prazo terminava na sexta-feira.

Na segunda-feira, fonte oficial da Câmara do Porto disse que o prazo do concurso foi alargado, na sequência de questões colocadas pelos potenciais concorrentes e hoje garantiu à Lusa que "o concurso está a decorrer".

Através do site da Câmara, aparecem porém como únicos "procedimentos ativos" três concurso: fornecimento de tinta acrílica, serviços técnicos para o Teatro Rivoli e concessão da gestão e exploração dos atuais e futuros lugares públicos de estacionamento pago na via pública.

A empresa que pediu a impugnação do concurso do Rosa Mota fala numa "divergência insanável", porque "o caderno de encargos define como objeto do concurso a reabilitação exclusiva do edificado existente (cúpula do Pavilhão Rosa Mota) mas o projeto posto à disposição dos concorrentes [...] é distinto e diferente porque engloba construções, nomeadamente do Centro de Congressos, que se situam fora do referido edificado".

A empresa requer, por isso, "a revogação da decisão de contratar, na parte relativa à aprovação do caderno de encargos submetido à concorrência, e a sua substituição por outra decisão, que aprove um caderno de encargos completo e coerente entre todos os elementos que o compõem".

A empresa nota ainda que conseguiu consultar presencialmente as peças procedimentais a 11 de fevereiro, nas instalações da Porto Lazer e, ao verificar que "os documentos disponibilizados estavam incompletos" pediu àquela entidade que facultasse os dados em falta, mas a "solicitação não foi atendida".

Em setembro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou a abertura de um concurso público internacional para reabilitar e explorar o Pavilhão Rosa Mota, sem intervir nos jardins e deixando ao município a hipótese de integrar 25% do consórcio vencedor.

O autarca apontava na altura o prazo de três anos como a "duração máxima" das obras de reabilitação do imóvel, da sua adaptação como centro de congressos e de todo o processo burocrático.

Rui Moreira observou que o concurso pretende "assegurar a reabilitação do edifício" e adequar o "espaço a novos requisitos técnicos que permitam que seja um pavilhão com a valência de centro de congressos".

Moreira acrescentou que o projeto pedido pelo anterior executivo ao arquiteto Carlos Loureiro, autor do original, pode ou não ser aproveitado pelo vencedor do concurso desde que não toque nos jardins.

A Câmara do Porto abandonou em dezembro de 2012 a parceria público-privada com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Parque Expo, o Pavilhão Atlântico e o Coliseu do Porto para o projeto de reabilitar o Rosa Mota e construir um centro de congressos, que chegou a atingir os 25,7 milhões de euros.

A decisão surgiu depois de, em maio, a autarquia ter perdido 5,8 milhões de euros de fundos comunitários no âmbito de um negócio em que ficava com a maior fatia do investimento inicialmente previsto (cerca de 10 milhões de euros num total de 19 milhões).

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.