Oliveira Martins defende afetação de impostos à defesa do património

| Economia
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, Porto, 26 fev (Lusa) -- O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins, defendeu hoje a afetação de recursos financeiros à defesa do património cultural, bem como a transformação do mecenato cultural em algo mais atrativo.

"Precisamos, além do mais, de afetar obrigatoriamente uma parte dos nossos impostos à defesa do património cultural em articulação com a educação, a ciência e a cultura de modo responsável, rigoroso, com sobriedade, avaliação e prestação de contas", disse o também presidente do Centro Nacional de Cultura durante a conferência de abertura do 16.º Correntes d'Escritas, no Cineteatro Garrett, na Póvoa de Varzim.

O antigo ministro da Educação, num discurso intitulado "Quem tem medo da Cultura?", sublinhou a importância de "tornar o mecenato cultural mais atrativo e aliciante em nome de um maior compromisso social de todos com a noção de serviço público".

"Tem de haver audácia para garantir que cuidemos da memória protegendo-a, valorizando-a. Protegendo-a sim da especulação, da corrupção e do novo-riquismo. Para responder à crise precisamos de um destino marcado pela qualidade, pela exigência, pela determinação e pela escolha das prioridades partilhadas e justas", referiu Oliveira Martins perante uma sala cheia.

Durante a sua intervenção em que realçou várias vezes o valor da língua portuguesa, o presidente do Tribunal de Contas alertou que "a ameaça à cultura vem da facilidade, do autocomprazimento e da mediocridade".

Ou seja, "a pobreza vocabular, a confusão nos argumentos, a desordem na exposição, a indigência das ideias, tudo isso tem a ver com desatenção e indiferença que atingem as humanidades e a literatura".

"Quem tem medo da cultura é quem baixa os braços perante a força avassaladora do imediato, da simplificação ou da indiferença", frisou Oliveira Martins, antes de concluir com uma resposta "provisória, frágil": "medo da cultura é afinal é ter medo da liberdade e da democracia".

TDI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.