Governo alega que desequilíbrios apontados pela Comissão Europeia vêm de trás

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - O Governo alegou hoje que os desequilíbrios económicos apontados pela Comissão Europeia a Portugal "são chagas que vêm de trás", desde o final da década de 90, e que é reconhecida uma evolução positiva nos últimos anos.

Esta posição foi assumida em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, pelo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, que assinalou que "Portugal neste relatório acaba por ficar colocado num patamar a par da França, da Itália, da Croácia".

Segundo o ministro, o país não está agora em situação "impositiva de obrigatoriedade da adoção de medidas", mas antes "num patamar em que há recomendações claras para que a estratégia das reformas estruturais continue a ser prosseguida para que estes desequilíbrios possam ser corrigidos".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.