Info

Ferrro Rodrigues lamenta desfiliação de Alfredo Barroso do PS

| Política
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 26 fev (Lusa) - O líder parlamentar socialista, Ferro Rodrigues, lamentou hoje a demissão de Alfredo Barroso do PS, assim como os termos em que se processou, na sequência das recentes declarações do secretário-geral, António Costa, perante a comunidade chinesa.

"Lamento a desfiliação de Alfredo Barroso, lamento os termos em que ela se processou", declarou Ferro Rodrigues à entrada para a reunião semanal da bancada socialista.

O fundador do PS Alfredo Barroso decidiu pedir a desfiliação deste partido alegando estar "envergonhado" com declarações do secretário-geral, António Costa, que acusa de ter prestado "vassalagem à China".

Na nota, intitulada "Depois da ignóbil 'chinesice' de Costa, demito-me do PS, e é já", Barroso salienta que aos 70 anos quer "acabar a vida com alguma dignidade e coerência", situação que considera não ser "manifestamente possível" se continuar "a militar" no PS.

Ferro Rodrigues recusou-se a fazer mais comentários sobre a demissão de Alfredo Barroso, adiantando apenas que o PS emitirá um comunicado sobre esta controvérsia até ao fim da manhã de hoje.

Já o ex-chefe da Casa Civil do Presidente da República Mário Soares classificou como "vergonhosa" a intervenção de António Costa aquando das comemorações do novo ano chinês, na semana passada, no Casino da Póvoa de Varzim.

"Como nós dizemos em Portugal, os amigos são para as ocasiões. E, numa ocasião difícil para o país, em que muitos não acreditaram que o país tinha condições para enfrentar e vencer a crise, a verdade é que os chineses, os investidores, disseram presente, vieram e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar hoje na situação em que está, bastante diferente daquela que estava há quatro anos atrás", disse, na altura, o líder socialista, ao agradecer o apoio dos investidores chineses em Portugal.

PMF (RCP) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Matos Fernandes afirma que "sem lítio não há descarbonização"

Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, afirma que "Portugal tem que aproveitar o lítio que tem" salientando que "sem lítio não há descarbonização". 

Livre chega "a posições comuns" sobre conflito entre deputada e direção

A Assembleia do Livre anunciou hoje de madrugada ter chegado "a posições comuns", não especificadas, após ter ouvido "a Comissão de Ética e Arbitragem, a deputada Joacine Katar Moreira e o Grupo de Contacto".

A Regionalização em debate no Porto Canal

A Regionalização é o tema político do momento e ganhou força nos últimos dias. No Porto Canal Eduardo Vítor Rodrigues, Jaime Toga, Miguel Alves e Cristina Azevedo debateram o assunto.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.