Fenprof acusa Governo de quer desmantelar escola pública com novo estatuto do particular

Fenprof acusa Governo de quer desmantelar escola pública com novo estatuto do particular
| Política
Porto Canal

A Fenprof acusou hoje o Ministério da Educação de querer “desmantelar a escolar pública e privatizar o ensino”, ao propor um novo regime jurídico para o ensino particular sem restrições à celebração de contratos de associação com o Estado.

Em comunicado, a Federação Nacional de Professores (Fenprof) “rejeita liminarmente” o texto da proposta de diploma do Governo para alterar o regime jurídico do ensino particular e cooperativo que, considera a federação, “introduz alterações significativas ao nível dos princípios do apoio do Estado às famílias para acesso às escolas particulares e cooperativas, bem como em relação aos requisitos atualmente em vigor para o estabelecimento de contratos de associação”.

O principal ponto de discórdia para a Fenprof prende-se com a definição das competências do Estado na proposta enviada aos sindicatos para que emitissem um parecer.

Numa das alíneas referentes a essas competências o Ministério da Educação e Ciência (MEC) definiu que passa a ser competência do Estado “apoiar, no âmbito da livre escolha, o acesso das famílias às escolas particulares e cooperativas, através da celebração de contratos e da concessão de apoios financeiros”.

A Fenprof pretende que a expressão “no âmbito da livre escolha” seja substituída por “em áreas carecidas de escolas públicas”, como consta da legislação ainda em vigor, e que determina que o Estado apenas possa celebrar contratos de associação com escolas particulares onde a oferta pública seja insuficiente para assegurar o acesso universal e gratuito à educação, como definido na Constituição portuguesa.

“O que aqui está claramente referido é que o Estado passará a pagar às famílias, com o dinheiro dos impostos dos contribuintes, a tão propalada liberdade de escolha de escola, independentemente de esta ser pública ou privada, situação que a Fenprof rejeita liminarmente”, afirmou a federação sindical em comunicado.

No texto do parecer à proposta do Governo, a Fenprof acrescenta que a modernização da rede pública “já não justifica o financiamento ao ensino privado” e “muito menos numa altura em que se exige a racionalização da gestão dos recursos financeiros públicos”.

As escolas privadas com contrato de associação com o Estado vão receber, a partir do próximo ano, menos 4.264,4 euros por turma, o que representa um corte de 5% sobre os 85.288 euros anuais ainda em vigor, ou seja, menos 7,8 milhões de euros entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2014.

De acordo com o MEC, “a rede e o número de turmas com contrato de associação existentes em 2012-2013 mantêm-se no ano letivo de 2013-2014”.

A Fenprof, que recentemente já tinha acusado o ministério de beneficiar ilegalmente o ensino privado em detrimento do público, refere em comunicado que a manutenção do número de turmas com contrato de associação para o próximo ano tem de ser vista em paralelo com a redução do número de turmas e cursos nas escolas públicas no próximo ano, situação que resultou na “criação de milhares de ‘horários zero’”.

“Ficam assim evidentes as prioridades deste governo: o favorecimento do ensino privado, com a consequente fragilização e enfraquecimento da escola pública; a submissão a interesses privados de empresários da educação”, criticou a Fenprof, considerando que esta é uma situação “vergonhosa e claramente lesiva do interesse público” e “essencialmente uma questão ideológica de fundo, que urge combater”.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.