Pediatra Pinheiro Machado candidato independente em Santo Tirso

| Política
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 07 ago (Lusa) - O pediatra Henrique Pinheiro Machado é candidato independente à Câmara de Santo Tirso nas próximas eleições autárquicas de 29 de setembro, informou hoje o próprio à Agência Lusa.

O facto de "muitas pessoas estarem desacreditadas e revelarem falta de esperança face aos partidos políticos" foi o que motivou a candidatura de Henrique Pinheiro Machado, conforme revelou à Agência Lusa este médico de 68 anos, que é militante do CDS/PP apesar de avançar como independente.

"A opinião geral que fui recolhendo é a de que as pessoas não confiam nos partidos por estes servirem clientelas. E os problemas básicos dos cidadãos comuns ficam por resolver. Pretendo, com esta candidatura, trazer uma nova vida a Santo Tirso", afirmou Henrique Pinheiro Machado, que preside há 15 anos à Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos.

Questionado sobre que projetos gostaria de ver implementados no concelho, o candidato revelou que o seu programa versará "fundamentalmente sobre o aspeto social", lamentando que a população de Santo Tirso esteja, conforme disse à Lusa, "cada vez mais empobrecida e sem poder de compra".

Sobre acessibilidades, Henrique Pinheiro Machado disse ter um diagnóstico "triste" sobre o que existe atualmente, acrescentando que "existem grandes troços de rede viária que necessitam de requalificação".

"Projetar Santo Tirso como um destino turístico" é outro dos objetivos desta candidatura independente: "Desde que a indústria têxtil faliu na cidade, Santo Tirso ficou muito debilitado economicamente. Há que apostar em outro tipo de desenvolvimento, como por exemplo nas nossas belezas naturais. Já chamaram a Santo Tirso a 'Sintra do Norte' e espero recuperar essa imagem, atraindo cada vez mais turistas para dar mais qualidade de vida aos tirsenses", desenvolveu o candidato.

Henrique Pinheiro Machado foi, nos últimos 15 anos, presidente da Junta de Freguesia da Vila de S. Tomé de Negrelos. À Lusa explicou que é militante do CDS-PP desde 1976, mas sente-se "mais independente" pois "há muito" que se "distanciou do que se passa dentro dos partidos políticos".

Esta candidatura independente tem por nome "P'rá Frente Santo Tirso" e deu entrada no Tribunal desta cidade na última segunda-feira. O advogado Arnaldo Carneiro da Silva é o número um à Assembleia Municipal.

"Na lista independente à Câmara e Assembleia acompanham-me pessoas de todo o concelho, com apoios vindos de todos os quadrantes políticos", disse o candidato.

Henrique Pinheiro Machado concorre a 29 de setembro à autarquia de Santo Tirso contra Alírio Canceles (PSD/PPM), Joaquim Couto (PS), Maria Augusta Carvalho (CDU) e José Graça (CDS-PP).

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".