Porto de Leixões atinge recorde de 8,5 ME em movimento de mercadorias

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 07 ago (Lusa) - O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu no primeiro semestre de 2013 um valor recorde de 8,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2% face ao período homólogo do ano anterior.

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) divulgou hoje que a evolução do primeiro semestre, alicerçada no aumento de 6% das exportações, foi positiva na carga fracionada (mais 30%), na carga contentorizada (mais 3%), nos granéis sólidos (4%) e no Ro-Ro (mais 137%).

Do aumento de 6% nas exportações destacam-se o crescimento nos produtos refinados (mais 18%) e no ferro (mais 12%), tendo Angola, Argélia e Marrocos sido os países de destino que mais contribuíram para este aumento.

Verificaram-se porém quebras nos granéis agroalimentares (menos 19%) e nos granéis líquidos (menos 2%), que a APDL explica pelas condições de mau tempo no início do ano e por uma paragem da refinaria em maio.

Já o movimento de contentores em TEU e em número registaram aumentos de 5% e 2%, respetivamente.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.