Jurista Miguel de Serpa Soares designado secretário-geral adjunto para os Assuntos Jurídicos da ONU

| Política
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 07 ago (Lusa) -- O jurista Miguel de Serpa Soares foi designado secretário-geral adjunto para os Assuntos Jurídicos das Nações Unidas e assessor jurídico da organização em substituição da irlandesa Patricia O'Brien, anunciou hoje em comunicado o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Diretor-geral do Departamento de Assuntos jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) desde 2008, de Serpa Soares é membro desde 2010 do Tribunal Permanente de Arbitragem, sediado em Haia, e ainda juiz da universidade portuguesa Moot Court de Lei internacional.

"Serpa Soares transporta consigo uma ampla experiência no setor jurídico, incluindo um profundo conhecimento das especificidades da política internacional e das inovadoras abordagens negociais, tendo representado o seu país em diversos fóruns bilaterais e multilaterais, incluindo o sexto comité da Assembleia geral das Nações Unidas, o Comité de conselheiros jurídicos de Lei Pública do Conselho da Europa e a assembleia do Tribunal Criminal Internacional", sublinha o comunicado.

No início da carreira foi conselheiro jurídico da representação permanente de Portugal na União Europeia, em Bruxelas (1999-2008), chefe do gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Equipamento, Planeamento e Administração do Território (1996-1999), para além das funções de supervisão que desempenhou na Autoridade do porto de Lisboa.

Na apresentação do currículo, o texto recorda ainda que Serpa Soares, natural de Angola, onde nasceu em 1967, também possui experiência como membro dos comités permanentes bilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O novo secretário-geral adjunto para os Assuntos Jurídicos da ONU é licenciado em Direito pela faculdade de Direito da universidade de Lisboa (1990), onde também foi assistente entre 1989 e 1993, e possui o diploma de Altos Estudos Jurídicos Europeus no Colégio da Europa (Bruges, 1992).

Entre outras atividades, é editor do anuário português de Direito Internacional.

PCR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.