CNE já abriu 73 processos por queixas relativas às autárquicas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 ago (Lusa) - A menos de dois meses das autárquicas, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) abriu, até terça-feira, 73 processos na sequência de queixas, a maior parte das quais de cidadãos, relacionadas com questões de imparcialidade e de propaganda eleitoral.

De acordo com dados da CNE enviados à agência Lusa, os cidadãos foram, até agora, quem mais apresentou queixas à CNE, originando 23 processos.

Na lista dos queixosos, seguem-se o Partido Socialista, com queixas que deram origem a 10 processos, os Grupos de Cidadãos Eleitores (oito), o PPD/PSD (seis), os órgãos das autarquias locais (cinco), o BE (cinco), coligações de partidos (quatro) e o CDS-PP (quatro).

As queixas de órgãos de comunicação social levaram a três processos, a CDU a dois, o PCP, o Partido Trabalhista Português e outra entidade não especificada deram origem a um processo cada.

Relativamente aos temas das queixas, a CNE destaca que há 23 processos relacionados com a neutralidade e a imparcialidade das entidades públicas, 18 relativos a propaganda eleitoral, nove a publicidade comercial e oito a tratamento jornalístico discriminatório.

A inelegibilidade e outras incompatibilidades deram origem a três processos, a limitação de mandatos a dois e o recenseamento eleitoral a outros dois.

O financiamento político, o processo de candidatura de Grupos de Cidadãos Eleitores e os tempos de antena também têm um processo cada.

Há ainda cinco procedimentos relativos a assuntos não especificados.

A campanha eleitoral para as autárquicas, que se realizam a 29 de setembro, decorre entre 17 e 27 de setembro.

RCS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".