Festivais da lampreia promovem Penacova e Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal / Agências

Penacova, Coimbra, 00 fev (Lusa) -- Milhares de pessoas são esperadas no Festival da Lampreia de Penacova, que começa na sexta-feira, e na iniciativa gastronómica idêntica que decorrerá em Montemor-o-Velho, em meados de março.

Em Penacova, no distrito de Coimbra, são nove os restaurantes que participam no festival, entre sexta-feira e domingo, e que anunciam "preços mais baixos" do que os praticados habitualmente na época da lampreia, que se prolonga até 15 de abril.

"Queremos que este seja mais um momento de projeção da nossa gastronomia e do concelho de Penacova", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Humberto Oliveira.

Para "dar maior visibilidade ao evento", a autarquia decidiu fazer a apresentação pública da edição deste ano do Festival da Lampreia na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no espaço da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, na quarta-feira, às 16:00.

Mais de 30 mil lampreias subiram o rio Mondego, em 2013 e 2014, através da nova escada de peixes de Coimbra, que permitiu ainda a passagem de pelo menos dois milhões de peixes diversos nesse período, segundo dados facultados à agência Lusa pela equipa da Universidade de Évora que monitoriza aquela infraestrutura desde 2012.

"Todos os anos, sobem lampreias até Penacova. A escada do açude-ponte foi sem dúvida decisiva", confirmou Humberto Oliveira.

Também o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, encara com otimismo o Festival do Arroz e da Lampreia, que decorrerá durante dez dias, de 13 a 22 de março, quanto à adesão dos visitantes, especialmente os apreciadores da gastronomia à base deste ciclóstomo, que existe há mais de 300 milhões de anos.

"É uma boa oportunidade para promovermos os nossos produtos endógenos, incluindo o artesanato, e animarmos o centro da vila", disse Emílio Torrão à Lusa.

Para esta edição do Festival do Arroz e da Lampreia -- Sabores do Campo e do Rio, a autarquia já regista a inscrição de 24 restaurantes, contra apenas 15 em 2014, cabendo-lhes disponibilizar uma ementa turística que tem como "componente principal" o arroz carolino produzido no Baixo Mondego.

A organização aposta desta vez numa "maior oferta dos serviços disponíveis devidamente direcionados a vários segmentos de público, sendo exemplos os de fruição familiar e os de fruição noturna", segundo uma nota da Câmara de Montemor-o-Velho.

Tanto em Penacova como em Montemor, os festivais dedicados à lampreia procuram ainda valorizar a doçaria conventual local e disponibilizam aos visitantes programas culturais diversificados.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.