CGTP atribui descida da taxa de desemprego à sazonalidade

| Política
Porto Canal

A CGTP atribuiu hoje a redução da taxa de desemprego em Portugal no segundo trimestre do ano à sazonalidade e rejeitou que esta queda altere "a tendência do desemprego" no país.

“Não há nenhuma evidência que altere a tendência do desemprego, pelo contrário. Isso [a descida] é normal em períodos de caráter sazonal do emprego. Relembro que em 2010 e 2011, anos em que o desemprego cresceu fortemente, quando se fez a comparação entre o primeiro e o segundo trimestre, houve uma descida”, disse o membro da Comissão Executiva da central sindical Armando Farias, à Lusa.

A taxa de desemprego em Portugal foi de 16,4% no segundo trimestre, 1,3 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior, mas mais 1,4 pontos percentuais do que no mesmo período de 2012, estimou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os resultados do Inquérito ao Emprego do INE, de abril a junho a população desempregada foi de 886 mil pessoas, o que representa um aumento homólogo de 7,1% e uma diminuição trimestral de 7,0% (mais 59,1 mil e menos 66,2 mil pessoas, respetivamente).

Já a população empregada foi de 4,5 milhões de pessoas, o que traduz uma diminuição homóloga de 3,9% e um aumento trimestral de 1,6% (menos 182,6 mil e mais 72,4 mil pessoas, respetivamente).

De acordo com a análise do sindicalista, “em relação à taxa global de desemprego, se tivermos em conta os inativos, os desencorajados e os trabalhadores que trabalham a tempo parcial, verificamos que cerca de 1.500 mil trabalhadores continuam desempregados”.

Ou seja, destacou Armando Farias, “mais de 50% são desempregados de longa duração e relativamente aos jovens continua a haver uma tendência dos que imigram porque não encontram trabalho em Portugal”.

Por um lado, “a taxa de ativos diminuiu e, por outro lado, a taxa de desemprego jovem até aos 34 anos continua a aumentar. Se compararmos o mês homólogo de 2012 a taxa de desemprego jovem aumentou entre 2% e 3%”, salientou.

Armando Farias destacou ainda a precariedade, uma vez que “mesmo em relação a algum emprego criado agora com caráter sazonal, mais de 90% são contratados de muito curta duração o que comprova o caráter sazonal”.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.