PS de Coimbra questiona Governo sobre situação do Hospital de Cantanhede

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 23 fev (Lusa) - A Federação de Coimbra do Partido Socialista questionou hoje o Governo sobre se a eventual transferência de gestão do Hospital João Crisóstomo, de Cantanhede, para a União das Misericórdias, se vai traduzir na redução de valências médicas.

Numa moção aprovada em plenário de militantes, os socialistas pretendem ainda que a tutela esclareça que serviços vão ser garantidos, o preço a pagar e se vai existir dispensa de pessoal médico, de enfermagem ou hospitalar e passagens ao regime de mobilidade.

"Ao ministro da Saúde, autoridade máxima nesta área, cabe a obrigação de mostrar clara e inequivocamente qual o projeto que existe para a passagem deste hospital para a Misericórdia de Cantanhede", lê-se no documento aprovado.

A estrutura dirigida por Pedro Coimbra considera que "atuais preocupações são ainda mais graves quando se assiste a um permanente desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, com reflexos em todo o país, e com dramáticas consequências para os cidadãos".

A moção salienta ainda que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) se mantém "silenciosa a um pedido de reunião dirigido pelo PS com vista a obter todos os esclarecimentos sobre a firme vontade do Governo de entregar o Hospital de Cantanhede à União das Misericórdias".

"É um direito das populações ter conhecimento do que está a ser negociado neste processo, dado tratar-se de um bem público que afeta milhares de pessoas, e um direito dos trabalhadores do hospital saberem o que está a ser preparado e que impacto tem para o seu futuro", refere ainda o documento.

A agência Lusa tentou obter esclarecimentos da ARSC, por correio eletrónico, mas, até às 17:30, não foi possível.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.