Advogado de Sócrates já está no DIAP de Lisboa

Advogado de Sócrates já está no DIAP de Lisboa
| País
Porto Canal

O advogado de José Sócrates estava pelas 10:20 no edifício do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, para onde está prevista a inquirição do ex-primeiro-ministro, no âmbito de um inquérito sobre violação do segredo de justiça.

A Polícia de Segurança Pública montou um cordão de segurança pouco depois das 09:15 em redor de todo o edifício para evitar que os jornalistas que estão no local se aproximassem da entrada do edifício, no Campus da Justiça, em Lisboa.

Pelas 09:20, segundo constatou a Lusa no local, chegou uma carrinha azul idêntica àquela que saiu, pouco depois das 08:00, do Estabelecimento Prisional de Évora, onde José Sócrates está em prisão preventiva no âmbito da Operação Marquês.

O ex-primeiro-ministro vai ser ouvido hoje pelo Ministério Público no inquérito relacionado com a violação do segredo de justiça no processo em que é arguido.

Detido desde finais de novembro, José Sócrates está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem ainda como arguidos o seu amigo de longa data o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e João Perna, que era motorista do antigo líder do PS.

A inquirição de José Sócrates pelo DIAP de Lisboa coincide com a altura em que a medida de coação de prisão preventiva aplicada ao ex-primeiro-ministro terá que ser reavaliada pelo juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Entretanto, no sábado, o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro, fez saber, através de comunicado, que foi constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês", depois de ter sido ouvido, "a seu pedido", pelo procurador Rosário Teixeira.

O administrador da multinacional farmacêutica onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates trabalhou como consultor ficou sujeito à medida de coação de "termo de identidade e residência, como é de lei", refere o advogado Ricardo Sá Fernandes, em comunicado.

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.