Repartições de Finanças da Feira em Lobão e Paços de Brandão já não vão encerrar

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, Aveiro, 20 fev (Lusa) - As repartições de Finanças das localidades de Lobão e Paços de Brandão, ambas no concelho da Feira, afinal já não vão ser encerradas, anunciou hoje a autarquia com base num ofício da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.

O fecho desses estabelecimentos chegou a ser dado como certo pelo Governo, mas, num documento a que a Lusa teve acesso, o secretário de Estado Paulo Núncio afirma agora: "Estou em condições de garantir que os serviços locais de Finanças que atualmente servem a população de Santa Maria da Feira manter-se-ão operacionais".

"Está suspensa qualquer iniciativa que possa alterar o atual paradigma", reforça o governante.

Para Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal da Feira, a decisão de Paulo Núncio demonstra que esse "foi sensível aos argumentos apresentados pela autarquia".

Um deles era que a escassez de funcionários disponíveis para esses serviços não poderia ser justificação para o encerramento e que, a confirmar-se a carência de pessoal, a Câmara se propunha encontrar uma solução para o problema.

O ofício da Secretaria de Estado não avança que medidas serão adotadas nesse sentido, mas Paulo Núncio adianta que a situação dos serviços de Finanças da Feira será avaliada no âmbito do Programa Aproximar - que visa prestar às populações um atendimento de maior qualidade e proximidade, na garantia de uma utilização mais eficiente dos recursos do Estado.

"Foi decidido que a estratégia de reorganização dos serviços locais de Finanças se integre nesta visão global, de forma a também beneficiar dos ganhos de proximidade e eficiência que se pretendem atingir", informa o governante.

Emídio Sousa espera com isso ver resolvidas algumas debilidades do funcionamento das repartições de Lobão e Paços. "Não fazia sentido elas fecharem, mas as populações só terão a ganhar se os serviços que agora se mantêm puderem beneficiar de um melhor funcionamento ao abrigo do Programa Aproximar", conclui.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.