Coligação PSD/CDS quer gabinetes de munícipes nas freguesias de Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Gaia, Carlos Abreu Amorim, afirmou hoje pretender "aproximar os serviços às populações", prometendo a criação de um gabinete do munícipe nas freguesias do interior do concelho.

A ideia do candidato é "desconcentrar" os serviços, através da criação de um gabinete do munícipe para a união das freguesias de Sandim, Olival, Crestuma e Lever "após a tomada de posse".

"É uma promessa eleitoral", frisou, explicando que o objetivo é que "os cidadãos possam tratar de grande parte dos seus assuntos sem terem de se deslocar para a sede do concelho".

O candidato pretende criar mais gabinetes de atendimento aos munícipes noutras freguesias, mas a sua concretização decorrerá mais tarde, durante o mandato.

Para Carlos Abreu Amorim, "a Câmara deve ser um facilitador da atividade dos munícipes" e deve "ter em conta" que as populações daquelas quatro freguesias de Gaia podem demorar atualmente "mais de meia hora a chegar" aos paços do concelho.

"Quando dizemos que a Câmara deve ser um facilitador da atividade dos munícipes também estamos a pensar nessa perda de tempo, nessa despesa, e é isso que queremos acabar", sublinhou.

Mas neste "programa de ação" que visa aproximar os serviços dos cidadãos, o candidato pretende também "desmaterializar os processos" administrativos do município, "destruindo o papel e as barreiras burocráticas que normalmente são inerentes aos volumosos processos em papel".

"Vamos implementar a toda a velocidade a desmaterialização dos processos", disse.

A informatização de todos os processos é um objetivo que Carlos Abreu Amorim disse acreditar ser possível de alcançar no primeiro ano de mandato.

Além de Carlos Abreu Amorim, na corrida à Câmara de Gaia estão Eduardo Vitor Rodrigues (PS), Eduardo Pereira (BE), Jorge Sarabando (CDU), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e os independentes José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.