Porto de Aveiro investe 3,2 milhões de euros para incrementar ferrovia

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 Fev (Lusa) -- A Administração do Porto de Aveiro (APA) anunciou hoje ter em curso um investimento de 3,2 milhões de euros, para melhorar as condições operacionais dos terminais de granéis, com vista a incrementar o transporte ferroviário.

Trata-se das empreitadas de implementação da operacionalidade do terminal de granéis líquidos e a de reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis sólidos e líquidos, que integram o projeto de "Melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis líquidos e sólidos do Porto de Aveiro".

Uma das empreitadas, para as quais a APA conta com o financiamento do programa MaisCentro, consiste na execução de duas novas vias ferroviárias no terminal de granéis líquidos e uma no terminal de granéis sólidos, numa altura em que decorre a eletrificação do ramal ferroviário, entre a área portuária e a plataforma intermodal de Cacia, com financiamento de fundos europeus.

"A concretização do presente investimento terá como principais efeitos a promoção de uma maior utilização do transporte ferroviário pelos fluxos de mercadorias movimentados nos terminais de granéis líquidos e sólidos e um aumento da atratividade daqueles terminais para a captação de novos investimentos privados em unidades logísticas", refere uma nota da administração portuária.

A outra empreitada diz respeito à construção da ligação da esteira de pipelines às novas ponte cais do terminal de granéis líquidos e na implantação de redes de águas pluviais e de combate de incêndios, com a instalação de uma nova central de bombagem.

A APA salienta a importância do investimento para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro nos segmentos de granéis líquidos e sólidos, "na medida em que, por um lado, permite conferir às novas pontes-cais melhores condições operacionais, de segurança e de proteção ambiental para a movimentação de granéis líquidos, e, por outro lado, porque os dota de condições de conexão marítimo-ferroviárias mais eficientes".

O Porto de Aveiro tem recebido avultados investimentos, com base num plano estratégico feito em 2000, com a melhoria da acessibilidade marítima, rodoviária e ferroviária.

No acesso marítimo foi feito o prolongamento do molhe norte, para permitir a entrada de navios de maior calado, dispondo de uma bacia de manobra com fundos de 12 metros e em terra foi construída a Via de Cintura Portuária, contornando a Gafanha da Nazaré, com dois nós de acesso à A25.

Passou a ter ligação ferroviária à Linha do Norte, até aí inexistente, com a construção do Ramal do Porto de Aveiro que o liga à Plataforma Multimodal de Cacia (outra infraestrutura nova) e que está agora a ser eletrificado, completando o respetivo projeto.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.