Emídio Gomes assume presidência da CCDR-N na sexta-feira

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 ago (Lusa) -- O académico Emídio Gomes toma posse na sexta-feira como presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), sucedendo no cargo a Duarte Vieira, que faleceu no início do ano.

Fonte da CCDR-N disse hoje à Lusa que a tomada de posse de Emídio Gomes, marcada para a tarde de sexta-feira, "assinala o início público de funções do novo presidente".

A nomeação de Emídio Gomes, que ainda não foi publicada em Diário da República, foi alvo de decisão política depois de a tutela ter recebido no dia 11 de julho os três nomes que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) indicou para o cargo.

A mesma fonte esclareceu que o despacho da nomeação de Emídio Gomes para o cargo foi assinado pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, e pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, mas ainda quando tinha a tutela do Ambiente (antigo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território).

A morte do anterior presidente da CCDR-N, Duarte Vieira, levou o vice-presidente Carlos Neves a assumir interinamente o cargo até à abertura do concurso público que o Governo lançou.

A CRESAP indicou à Lusa a 18 de junho ter recebido 26 candidaturas para a presidência da CCDR-N.

O processo concursal, de acordo com informações dadas pelos jornais Público e Jornal de Notícias, foi alvo de reclamação junto da CRESAP por parte de um dos interessados, Álvaro Santos, o antigo chefe de gabinete do ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Almeida Henriques.

Emídio Gomes, licenciado em Engenharia Agronómica e doutorado em Ciências Biomédicas, é catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e o diretor da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

Natural do Porto, Emídio Gomes foi pró-reitor da Universidade do Porto, administrador executivo da Junta Metropolitana do Porto, presidente da administração da Agência de Inovação e vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outros cargos.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.