Tribunal de Contas alerta para "falta de fiabilidade" na informação das empresas públicas às Finanças

Tribunal de Contas alerta para "falta de fiabilidade" na informação das empresas públicas às Finanças
| Política
Porto Canal

A informação prestada pelas empresas públicas sobre as respetivas unidades de tesouraria peca por "falta de fiabilidade", o que demonstra que o acompanhamento pela Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) é "ineficaz", revela o Tribunal de Contas.

Segundo a auditoria ao cumprimento da Unidade de Tesouraria por Empresas Públicas, "a informação prestada pelas empresas públicas [EP] sobre a Unidade da Tesouraria do Estado [UTE] revela falta de tempestividade e de fiabilidade", apontando o dedo ao organismo do ministério das Finanças por não implementar "os procedimentos necessários para ultrapassar essas insuficiências".

"[A DGTF] não dispõe de informação completa sobre o universo das EP e não identifica as EP incumpridoras nem os rendimentos auferidos em situação de incumprimento, que deveriam reverter para o Estado", lê-se no relatório do Tribunal de Contas divulgado hoje.

A Unidade da Tesouraria do Estado (UTE) visa otimizar a utilização dos dinheiros públicos, ao determinar a sua centralização e manutenção no Tesouro, explica o documento, adiantando que, desde 2010, as empresas públicas têm que prestar esta informação com o propósito de reduzir as necessidades e o custo do financiamento do Estado.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.