Secretário de Estado Joaquim Pais Jorge não resiste à polémica e apresenta demissão

| Política
Porto Canal

O secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, apresentou hoje a demissão do cargo, na sequência da polémica que envolve o caso 'swap', de acordo com um comunicado do ministério das Finanças.

Pais Jorge demite-se a pouco menos de duas semanas no cargo, tendo tomado posse a 26 de julho.

Numa declaração de uma página, enviada pelo ministério das Finanças, Joaquim Pais Jorge adianta que aceitou o convite para o cargo "com muito orgulho", já que "a situação que o país atravessa é dificílima", considerando por isso ser "uma enorme honra em poder ajudar" um país que estava sob assistência financeira.

No entanto, apesar de saber que "desde o primeiro momento as dificuldades seriam imensas", Joaquim Pais Jorge disse que "perante a grandeza destes desafios" nunca pensou "que os maiores obstáculos emergissem do domínio estritamente pessoal".

"Enganei-me", sublinhou, acrescentando: "As notícias vindas a público nos últimos dias, em que uma apresentação com mais de oito anos foi falseada para que incluísse o meu nome, revelam um nível de atuação política que considero intolerável. A minha disponibilidade para servir o país sempre foi total".

No entanto, o secretário de Estado demissionário acrescentou não ter "grande tolerância para a baixeza que foi evidenciada".

"Considero que não tenho que me sujeitar a este tipo de tratamento mediático de que fui alvo nos últimos dias", salientou.

"Foram exploradas e distorcidas declarações que fiz sempre de boa-fé. É este lado podre da política, de que os portugueses tantas vezes se queixam, que expulsa aqueles que querem colocar o seu saber e a sua experiência ao serviço do país", apontou Joaquim Pais Jorge.

"Tomei esta difícil decisão porque nunca permitirei que controvérsias criadas sobre o meu percurso profissional, que não escondi, possam ser usadas como arma de arremesso político contra o Governo".

Pais Jorge referiu ainda que não pode permitir que o debate político se afaste dos problemas centrais.

"Saio sem qualquer arrependimento e de consciência limpa. Nenhuma manobra de baixa política poderia mudar a minha disposição de serviço à causa pública, nem de dedicação a Portugal. Retiro-me, no entanto, esperando muito sinceramente que a minha saída permita que todos se recentrem naquilo que é verdadeiramente importante".

Na declaração, de dez parágrafos, o secretário de Estado demissionário agradece a confiança que lhe foi depositada e teceu elogios à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

"O facto de uma pessoa excecional, como é a senhora ministra de Estado e das Finanças, considerar que eu poderia ser útil bastou-me para tomar essa decisão" de aceitar o convite para secretário de Estado, que foi feito a 01 de julho.

Esta é a primeira baixa do Executivo do PSD-CDS/PP após a recente remodelação do Governo.

O pedido de demissão do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, foi aceite pela ministra das Finanças, confirmou hoje à agência Lusa uma fonte do ministério de Maria Luís Albuquerque.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.