Presidente da Câmara de Leiria quer Tribunal de Família e Menores na cidade

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 19 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara de Leiria defende a instalação na cidade de um Tribunal de Família e Menores para servir este concelho e os de Porto de Mós, Batalha e Marinha Grande, pedido que vai formular à ministra da Justiça.

"Antigamente, as comarcas existentes no distrito tramitavam os respetivos processos [de família e menores], sabendo-se que a maior parte do serviço do distrito assentava no concelho de Leiria", explicou hoje à agência Lusa Raul Castro, que manifestou "alguma estranheza quando se extinguiu esse serviço em Leiria e foram criados os tribunais de Família e Menores quer em Pombal, quer em Caldas da Rainha".

Considerando que a reforma do mapa judiciário "falhou" nesta matéria, Raul Castro, eleito pelo PS, pediu uma reunião à ministra da Justiça para a sensibilizar para que possa ser criado um terceiro Tribunal de Família e Menores no distrito, concretamente em Leiria, abrangendo este concelho e os da Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós, área geográfica que continua a ter "o maior número de processos".

O presidente do município advertiu que a situação está a agravar-se, com cidadãos a faltarem a diligências por não existir resposta adequada ao nível dos transportes públicos para que possam deslocar-se aos tribunais.

"Muitas famílias já não comparecem nos tribunais pelas dificuldades de acesso. Isto tem de ser dito e levado ao conhecimento da senhora ministra para que possamos arranjar aqui uma solução alternativa que passa pela criação" de um tribunal de Família e Menores em Leiria, adiantou Raul Castro, salientando que os utentes "acabam por ver prejudicados os seus interesses", porque não têm transporte próprio nem transportes coletivos adequados "para poderem estar presentes nos tribunais".

A isto acrescem as dificuldades financeiras das famílias, sem meios económicos para se deslocarem de táxi, alertou o autarca, esperançado que a governante "possa ser sensível às preocupações e arranjar uma solução".

Esta matéria foi abordada na última reunião do Conselho Consultivo da Comarca de Leiria, que se realizou a semana passada.

Segundo o presidente da Delegação de Leiria da Ordem dos Advogados, Mapril Bernardes, na reunião "houve unanimidade no que se refere ao pedido de instalação de uma secção de Família e Menores em Leiria ou o desdobramento da secção de Pombal em Leiria".

Destacando que "mais de metade dos processos de Família e Menores que são tramitados em Pombal referem-se ao eixo Leiria-Marinha Grande", Mapril Bernardes referiu que assim que foi conhecido o mapa judiciário a Ordem dos Advogados "pronunciou-se contra o facto de deixar de haver em todos os municípios/tribunais secções de Família e Menores".

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".