Recandidato do PS em Mondim de Basto vai dar prioridade ao emprego

| Política
Porto Canal / Agências

Mondim de basto, 07 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara de Mondim de Basto, que se recandidata a um segundo mandato pelo PS, quer dar prioridade ao emprego e à elevação das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade.

Humberto Cerqueira afirmou hoje à agência Lusa que um dos principais projetos de Mondim de Basto para os próximos anos é a candidatura das Fisgas, a qual está a ser preparada em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

As Fisgas de Ermelo são das maiores quedas de água da Península Ibérica e o cartão-de-visita do Parque Natural do Alvão (PNA) e do concelho de Mondim de Basto.

Ao longo do seu percurso sinuoso pela serra, o rio Olo foi escavando a rocha e criou pequenas lagoas de água límpida e fresca, como as Piocas de Cima, que antecedem a cascata, a qual depois cai quase 200 metros num desnível cavado nas rochas.

De ano para ano, aumenta o número de banhistas que procura esta praia fluvial para tomar banho.

O autarca acredita que será possível avançar com a candidatura a Património Natural da UNESCO em 2014, mas reconheceu que se trata de um processo lento, que deverá demorar "cinco a seis anos a concretizar-se".

"Esta marca, em termos de atração de turismo, teria um grande impacto em toda a região", afirmou.

Prioridade será também dada, se for eleito, à criação de emprego.

"Desde logo temos um problema grave em termos de acessibilidades que temos que resolver. Sem acessibilidades ao concelho não é possível atrair empresas em criar emprego", sublinhou.

Humberto Cerqueira quer que esse "problema" fique resolvido no próximo mandato, mas lembrou que a questão é uma das contrapartidas pela construção da Barragem de Fridão, que ainda aguarda pela licença.

O autarca socialista referiu que o primeiro mandato ficou marcado pela "dimensão da dívida" herdada do anterior executivo e salientou o trabalho que foi feito "de contenção".

"Começamos em 19 milhões e conseguimos reduzir para os 14 milhões. Mas é preciso continuar esse esforço de rigor e de contenção nas contas", frisou.

O candidato quer que Mondim de Basto seja conhecido como "um concelho de boas contas". "Queremos continuar a pagar a tempo e horas e, ao mesmo tempo, nós temos também ambição", salientou.

Humberto Cerqueira pretende ainda continuar a aposta na área sociais e, se houver disponibilidade financeira, implementar mais medidas até porque a crise, entretanto, "agravou a situação económica e há mais famílias a precisar de apoio".

"Queremos também continuar a ser um concelho mais dinâmico, com uma aposta muito forte na área cultural e desportivos", concluiu.

Em Mondim de Basto, o CDS-PP e o PSD avançaram com uma coligação encabeçada por Lúcio Machado, a CDU candidata António Souto e o PCTP-MRPP candidata Alfredo Gonçalves.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.