Douro mantém "boa procura" de turistas neste verão

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 07 ago (Lusa) -- O Douro mantém neste verão uma "boa procura" por parte de turistas, com unidades de alojamento a lançarem novos produtos ou a apostarem em promoções onde oferecem serviços, desde passeios de barco a provas de vinhos.

O presidente em gestão da Turismo do Douro, António Martinho, fez hoje à agência Lusa um "balanço positivo" no turismo na zona que está classificada Património Mundial da Humanidade.

"É verdade que a procura interna baixou, mas de alguma forma ela estará a ser compensada por um aumento da procura externa", salientou.

No Douro vinhateiro, o ponto alto coincide com a época de vindimas, em setembro e outubro, pelo que se perspetiva ainda um aumento de turistas nesses dois meses.

Entretanto, para atraírem os visitantes portugueses, algumas unidades hoteleiras estão a apostar em promoções ou pacotes onde são oferecidos mais ou noite ou serviços.

A Quinta do Portal, em Sabrosa, lançou o pacote de verão onde, para além das dormidas os visitantes clientes têm ainda direito a jantar gourmet, visita à adega, prova de vinhos e passeio de barco no rio Douro.

Para além disso, segundo Patrícia Guerra, na adega os turistas podem ainda provar os 'cocktails' como o granizado feito com vinho do Porto ou o moscatel tónico. Os mais novos podem provar infusões de cor branca ou tinta que visam desenvolver sensações e o palato dos mais novos.

Novidade são também os miradouros espalhados pelas propriedades, onde podem ser feitos lanches ao pôr-do-sol.

Já em Mesão Frio, o Douro Scala Hotel está a apostar no "tudo incluído", com refeições e serviços, proposta que, de acordo com o diretor Hélio Correia, "está a dar resultado".

A taxa de ocupação desta unidade ronda, neste verão, os 90 por cento e, ao mesmo tempo, está a aumentar a taxa de permanência dos seus clientes na região.

E, para entreter os turistas na região, foi criada este ano uma nova empresa de animação turística, a Wine Moments & Gourmet, que propõe para estas vindimas cinco pacotes, de vários preços, que incluem o corte das uvas, lagaradas, jantares e visitas a adegas.

Mas nem tudo está a correr bem na área considerada Património Mundial. José Silva tem um negócio de aluguer de embarcações instalado na Folgosa e no Pinhão e queixa-se numa quebra "de mais de 50%" na procura "devido ao verão tardio" e "à crise".

Em oito anos de negócio, o empresário diz que "este está a ser o pior de todos".

José Silva reconheceu também que a oferta deste tipo de embarcações, aluguer de lanchas para passeios escolhidos pelos turistas, aumentou no Douro, o que poderá estar também na origem desta quebra.

"Os clientes espalharam-se mais", salientou, acrescentando que espera que, as vindimas, tragam mais pessoas à região.

António Martinho referiu ainda que as distinções do Porto e Douro como um dos dez destinos turísticos de 2013 por uma revista internacional, está a atrair mais visitantes ao Património Mundial.

O responsável apontou ainda um aumento de turistas franceses no território o que, na sua opinião, poderá estar associado ao filme "Gaiola Dourada", realizado pelo luso descendente Ruben Alves que foi também filmado entre os socalcos durienses e que já foi visto por 1.2 milhões de espetadores.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.